Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4839
Título: Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: um estudo de caso com professores em uma Escola Pública do município de Pinheiro- MA
Título(s) alternativo(s): Inclusion of students with autism spectrum disorder: a case study with teachers in a Public School in the municipality of Pinheiro-MA
Autor(es): Pereira, Flávia Alessandra Mendes
Orientador: Correia, Eanes dos Santos
Membro da Banca: Correia, Eanes dos Santos
Membro da Banca: Nascimento, Willdson Robson Silva do
Membro da Banca: Sousa, Alessandra Ribeiro
Data do documento: 2025-01-21
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O tema abordado é a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma Escola Pública localizada no município de Pinheiro, estado do Maranhão. O estudo de caso teve como foco 05 professores dessa escola e tem como questão de pesquisa “Que apoio pedagógico o professor pode ter para incluir de forma efetiva estudantes com TEA nas aulas em uma escola pública da cidade de Pinheiro-Ma?” e como objetivo geral “Identificar os desafios enfrentados pelas professoras na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública”. Sabe se que o TEA é um transtorno neurológico que afeta a comunicação e a interação social dos sujeitos, sendo fundamental que a escola esteja preparada para atender às necessidades específicas desses alunos. Inicialmente recorreu-se a pesquisa bibliográfica, onde foi delineada através de teóricos renomados, e complementada por um estudo de caso que, procurou-se identificar as dificuldades encontradas pelas professoras no processo de inclusão, as estratégias utilizadas por elas para lidar com esses estudantes e as formas como a escola tem apoiado o trabalho docente nesse contexto. Para isso, foram realizadas entrevistas e aplicação de questionário com 08 perguntas a 5 professoras do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os resultados revelaram que as professoras se sentemdesafiadas pela inclusão de alunos comTEA, principalmente pela falta de formação específica na área, material específico para trabalhar com os estudantes, assim como a superlotação em ala de aula. A pesquisa conclui que a inclusão de alunos com TEA exige uma formação continuada dos professores, assim como o apoio da escola e a disponibilização de recursos adequados. É necessário investir em capacitação e troca de experiências, além de promover um ambiente escolar inclusivo, onde a diversidade seja valorizada e respeitada. Isso proporcionará uma melhor qualidade de ensino e aprendizagem para todos os alunos.
Resumo: The topic addressed is the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a public school located in the municipality of Pinheiro, Maranhão. The case study focused on five teachers from this school and posed the research question: " What pedagogical support can the teacher have to effectively include students with ASD in classes at a public school in the city of Pinheiro-MA?" The general objective to identify the challenges faced by teachers in the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a public school. ASD is a neurological disorder that affects communication and social interaction, making it essential for schools to be prepared to meet the specific needs of these students. Initially, a bibliographic research was conducted, guided by renowned theorists, and complemented by a case study. This aimed to identify the difficulties faced by teachers in the inclusion process, the strategies they used to deal with these students, and how the school has suportem teaching work in this context. To this end, interviews were conducted, and a questionnaire with eight questions was applied to five teachers teaching from the 1st to the 5th year of Elementary Education. The results revealed that teachers feel challenged by the inclusion of students with ASD, mainly due to the lack of specific training in the area, the absence of specific materials to work with these students, and the overcrowding of classrooms. The research concludes that the inclusion of students with ASD requires continuous teacher training, as well as school support and the provision of adequate resources. It is necessary to invest in training and experience sharing, in addition to promoting an inclusive school environment where diversity is valued and respected. This will provide better teaching and learning quality for all students.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Corpo docente
Transtorno do Espectro Autista(TEA)
Transtorno neurológico
School inclusion
Teaching staff
Autism Spectrum Disorder (ASD)
Neurological disorder
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - FLÁVIA ALESSANDRA MENDES PEREIRA - LIC. PEDAGOGIA UEMA PINHEIRO 2025.pdfPDF A415.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.