Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4817
Título: O gênero diário pessoal em práticas de (re)escrita: uma proposta com os alunos do 7° ano da Unidade de Ensino Zeca Branco de Pedreiras-Ma
Título(s) alternativo(s): The personal diary genre in (re)writing practices: a proposal with 7th grade students from the Zeca Branco Teaching Unit in Pedreiras-Ma
Autor(es): Silva, Ilene Maria Pereira da
Orientador: Florêncio, Deymika de Carvalho
Membro da Banca: Araújo, Jackeline Carneiro de
Membro da Banca: Santos, Anny Gabrielly Araújo dos
Data do documento: 2024-08-13
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa apresenta uma proposta didática com práticas de (re)escrita, por intermédio do gênero diário pessoal, com os alunos da Unidade de Ensino Zeca Branco da cidade de Pedreiras-MA, do 7° ano que fazem parte do Programa Brasil na Escola do governo federal. A questão que conduziu essa pesquisa foi: de que modo a nossa proposta de ensino do gênero diário pessoal contribuirá na escrita dos alunos? E tivemos como objetivo analisar o processo de escrita e reescrita dos alunos a partir da análise das capacidades de linguagem do gênero diário pessoal em suas produções textuais. Para isso, baseamo-nos, principalmente, no interacionismo sociodiscursivo (ISD) de Bronckart (1999/2006) e nos estudos de Machado (2005), na perspectiva de organização da sequência didática apresentada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011) e em relação ao gênero diário pessoal, nos estudos apresentado por Lejeune (2008). Como tipo de pesquisa, adotamos a pesquisa-ação pautada nos estudos de Thiollent (2011). Analisamos, a versão inicial e final das produções textuais dos alunos participantes da pesquisa, e o corpus desta pesquisa foi constituído com 8 (oito) produções analisadas. Como resultados, notamos que na versão inicial faltava um certo domínio em relação a alguns elementos e características do gênero diário pessoal. E na última versão, foi possível perceber uma certa evolução no domínio dos elementos e características do gênero e nas capacidades de linguagem. Desse modo, a nossa proposta contribuiu com a aquisição de novos conhecimentos em relação ao gênero proposto, como na prática de uma escrita e reescrita mais intimista e reflexiva, além de possibilitar que os alunos notem que o processo de escrita é interligado com o processo de reescrita, permitindo assim, o desenvolvimento e aprimoramento de seus escritos
Resumo: This research presents a didactic proposal with (re)writing practices, through the personal diary genre, with students from the Zeca Branco Teaching Unit in the city of Pedreiras-MA, in the 7th year who are part of the Brazil at School Program of the federal government. The question that led this research was: how will our proposal for teaching the personal diary genre contribute to students' writing? And we aimed to analyze the students' writing and rewriting process based on the analysis of the language capabilities of the personal diary genre in their textual productions. To do this, we are based mainly on the sociodiscursive interactionism (ISD) of Bronckart (1999/2006) and the studies of Machado (2005), on the perspective of organizing the didactic sequence presented by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2011) and in relation to the personal diary genre, in the studies presented by Lejeune (2008). As a type of research, we adopted action research based on the studies of Thiollent (2011). We analyzed the initial and final version of the textual productions of the students participating in the research, and the corpus of this research was constituted with 8 (eight) productions analyzed. As a result, we noticed that the initial version lacked a certain mastery in relation to some elements and characteristics of the personal diary genre. And in the latest version, it was possible to notice a certain evolution in mastering the elements and characteristics of the genre and in language capabilities. In this way, our proposal contributed to the acquisition of new knowledge in relation to the proposed genre, such as the practice of more intimate and reflective writing and rewriting, in addition to enabling students to notice that the writing process is interconnected with the process of rewriting, thus allowing the development and improvement of their writings
Palavras-chave: Gênero diário pessoal
Reescrita
Capacidades de linguagem
Sequência didática
Personal diary genre
Rewriting
Language skills
Following teaching
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Pedreiras UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ILENE MARIA PEREIRA DA SILVA - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA - PEDREIRA UEMA 2024.pdfPDF A1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.