Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4812
Título: | Discurso e resistência: uma análise discursiva das formações imaginárias em canções contemporâneas brasileiras |
Título(s) alternativo(s): | Discourse and resistance: a discursive analysis of imaginary formations in contemporary Brazilian songs |
Autor(es): | Oliveira Filho , Edson Araujo |
Orientador: | Vieira, José Antônio |
Membro da Banca: | Arruda, Luciana Martins |
Membro da Banca: | Ribeiro, Mariana Aparecida de Oliveira |
Data do documento: | 2024-07-11 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Compreende-se que as músicas estão inseridas do cotidiano, correspondendo assim uma vasta representação das mais diversas situações que norteiam a vivência humana. Em razão disso, ao se pensar a relação música e representação social estabeleceu como pergunta de pesquisa o seguinte questionamento: Como o discurso em diferentes canções contemporâneas materializam uma formação discursiva de resistência social? Dessa forma, delimitou-se como recorte temático três canções contemporâneas com temáticas divergentes, com a finalidade de realizar análises das representações sociais nestas canções e o estabelecimento dos discursos de resistências. Para tanto, estabeleceu-se os seguintes objetivos: de modo geral, investigar a constituição de diferentes efeitos de sentido em músicas brasileiras contemporâneas. Especificamente: pretende-se, identificar o uso de elementos linguísticos discursivos associados ao sentido de resistência, verificar as relações existentes entre as canções contemporâneas como a construção de um imaginário social, e analisar o processo de percepção das rotulações nas canções. A partir disso, definiu-se como metodologia a realização de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, alinhado com o método discursivo de Análise do Discurso de linha francesa. Para tanto, valeu-se como aporte teórico os estudos de Pêcheux (1969; 1997), Foucault (2008; 1971) e Orlandi (2007; 2012) e Brandão (2006), como método de seleção do corpus, optou-se por selecionar três canções contemporâneas que tivessem em suas construções temáticas sociais que atendessem as mais diversas identidades, dentre elas, as seguintes identidades: feminina, negra e gay. Diante das análises, conclui-se que existem ao menos três regularidades discursivas comuns, de modo a destacar-se: as formações imaginárias, responsáveis por gerar os estereótipos sobre cada identidade; a origem dos imaginários sociais enraizados em vertentes religiosas, e o processo de assujeitamento à própria identidade como uma forma de resistência aos estereótipos postulados |
Resumo: | It is understood that music is inserted in everyday life, thus corresponding to a vast representation of the most diverse situations that guide human experience. For this reason, when thinking about the relationship between music and social representation, the following question was established as a research question: How do the discourse in different contemporary songs materialize a discursive formation of social resistance? Thus, three contemporary songs with divergent themes were delimited as a thematic cut, with the purpose of analyzing the social representations in these songs and establishing the discourses of resistance. To this end, the following objectives were established: in general, to investigate the constitution of different effects of meaning in contemporary Brazilian music. Specifically: it is intended to identify the use of discursive linguistic elements associated with the sense of resistance, to verify the existing relations between contemporary songs as the construction of a social imaginary, and to analyze the process of perception of labels in songs. From this, it was defined as a methodology to carry out a bibliographic research of a qualitative nature, aligned with the discursive method of Discourse Analysis of the French line. To this end, the studies of Pêcheux (1969; 1997), Foucault (2008; 1971) and Orlandi (2007; 2012) and Brandão (2006) were used as a method of selection of the corpus, it was decided to select three contemporary songs that had in their constructions social themes that met the most diverse identities, among them, the following identities: feminine, black and gay. In view of the analyses, it is concluded that there are at least three common discursive regularities, in order to stand out: the imaginary formations, responsible for generating stereotypes about each identity; the origin of social imaginaries rooted in religious strands, and the process of subjection to one's own identity as a form of resistance to postulated stereotypes |
Palavras-chave: | discurso música identidade rotulação Discourse Music Identity Lettering |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Pedreiras UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- EDSON ARAUJO DE OLIVEIRA FILHO - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA - PEDREIRA UEMA 2024.pdf | PDF A | 468.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.