Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4805
Título: | Identidade cultural local na educação infantil: uma análise nas práticas pedagógicas do Jardim de Infância Amélia Lobo no município de São Bento - MA |
Título(s) alternativo(s): | Local cultural identity in early childhood education: an analysis of the pedagogical practices at Amélia Lobo Kindergarten in the municipality of São Bento - MA |
Autor(es): | Abreu, Lara Venina Matos |
Orientador: | Oliveira, José Eduardo Fonseca |
Membro da Banca: | Oliveira, José Eduardo Fonseca |
Membro da Banca: | Aroucha, Gilberto Matos |
Membro da Banca: | Silva , Maria de Fatima Sousa |
Data do documento: | 2022-12-12 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A identidade cultural local é a herança deixada pelas gerações para novas gerações, dessa forma o presente trabalho apresenta resultados sobre a manutenção e valorização da identidade cultural local dentro da sala de aula através das práticas pedagógicas. Esse trabalho teve por objetivo investigar como se dá à articulação entre as práticas pedagógicas, a historicidade e a cultura local no que tange a questão da valorização das manifestações culturais local, a partir de uma pesquisa de cunho exploratório, no Jardim de Infância Amélia Lobo no município de São Bento/MA. A partir de percepções sobre a realidade do município com relação ao fim das manifestações culturais, emergiu o interesse por verificar como a escola lida com essas questões e se dentro da sala de aula existe uma articulação entre conteúdo programático e histórica local. Diante disso, para realização deste estudo qualitativo foi realizado levantamento bibliográfico em textos científicos sobre o tema (tendo como fonte de consulta o Google Acadêmico e o banco de Dados da Scielo) e aplicação de questionário semiaberto com docentes vinculados ao Jardim de Infância Amélia Lobo. Como referência utilizou-se autores como: Mazzaro (2010); Gobbi (2010); Santos (2011); Leite (2014) e dentre outros os quais achamos necessário como contribuição para desenvolvimento do trabalho. A pesquisa demonstrou que apesar da tentativa de articular os conteúdos estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular e a história local através das práticas pedagógicas, as ações ainda são limitadas, tendo em vista a falta de formação para tal demanda o que repercute sobre a falta de valorização cultural e a ausência da identidade cultural local dentro do âmbito escolar. |
Resumo: | Local cultural identity is the heritage left by generations for new generations, so the present work presents results on the maintenance and appreciation of local cultural identity within the classroom through pedagogical practices. It aimed to investigate how the articulation between pedagogical practices, historicity and local culture takes place in terms of the issue of valuing local cultural manifestations, based on an exploratory research, at the Jadim de Infancia Amelia Lobo in the municipality of São Bento/MA. Based on perceptions about the city's reality in relation to the end of cultural manifestations, an interest emerged in verifying how the school deals with these issues and whether within the classroom there is an articulation between programmatic content and local history. Therefore, in order to carry out this qualitative study, a bibliographical survey was carried out in scientific texts on the subject (using Google Scholar and the Scielo database as a source of consultation) and a semi-open questionnaire was applied with teachers linked to the Kindergarten Amélia Lobo. As a reference, authors such as: Mazzaro (2010); Gobbi (2010); Santos (2011); Leite (2014) and among others which we found necessary as a contribution to the development of the work. The research showed that despite the attempt to articulate the contents established by the National Common Curricular Base and the local history through pedagogical practices, the actions are still limited, considering the lack of training for such a demand, which has repercussions on the lack of appreciation. Culture and the absence of local cultural identity within the school environment. |
Palavras-chave: | Identidade cultural Práticas pedagógicas Educação Infantil Valorização cultural Historicidade Cultural identity Pedagogical practices Early Childhood Education Cultural appreciation Historicity |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - LARA VENINA MATOS ABREU - LIC. PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2022.pdf | PDF A | 399.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.