Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4801
Título: A influência dos jogos e das brincadeiras nas aprendizagens cognitivas de crianças da educação infantil
Título(s) alternativo(s): The influence of games and play on the cognitive learning of preschool children
Autor(es): Gonçalves, Ingrid de Jesus
Orientador: Pereira, Edilene Reis
Membro da Banca: Pereira, Edilene Reis
Membro da Banca: Silva, Suzane Castro de Araújo
Membro da Banca: Sousa, Alessandra Ribeiro
Data do documento: 2022-12-21
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O brincar sempre fez parte do universo infantil e há uma necessidade primária de a criança ter um contato direto com jogos e brincadeiras que estabeleçam um vínculo entre ela e a aprendizagem. Tendo em vista essa necessidade, o presente estudo teve como objetivo geral descrever a influência dos jogos e das brincadeiras nas aprendizagens cognitivas infantis, bem como evidenciar elementos lúdicos que estimulam a criatividade, a liderança, o senso crítico, a responsabilidade e a autonomia da criança. Como metodologia da pesquisa, optou-se por uma pesquisa bibliográfica amparada em uma revisão de literatura com documentos legais e normativos e autores que tratam de tal temática. Como destaque, tem-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96 (1996); Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018); Elkoin (2008); Brougére (2005); Freire (2005); Kishimoto (2007); Piaget (2007), Vygotsky (2008), entre outros com a intenção de o problema levantado ser respondido com clareza e objetividade. O resultado da pesquisa sinalizou para a afirmativa de que os jogos e as brincadeiras como ferramentas lúdico-pedagógicas contribuem maciçamente para o desenvolvimento de aprendizagens das crianças da educação infantil. Foi possível notar que o uso desses recursos é realmente viável nesse desenvolvimento, mas é necessário que haja uma formação e prática docente intencionais e direcionadas a esse fim, principalmente em tempos contemporâneos, onde os recursos digitais se instalaram rapidamente, vindo provocar mudanças substanciais no cenário educativo, culminando em novas formas de conceber o processo ensino aprendizagem e a dinâmica de sala de aula.
Resumo: Playing has always been part of the children's universe and there is a primary need for children to have direct contact with games and games that establish a link between them and learning. In view of this need, the present study aimed to describe the influence of games and games on children's cognitive learning, as well as to highlight playful elements that stimulate creativity, leadership, critical thinking, responsibility and children's autonomy. As a research methodology, we opted for a bibliographic research supported by a literature review with legal and normative documents and authors that deal with this theme. As a highlight, there is the Law of Directives and Bases of National Education – LDB nº 9394/96 (1996); National Curricular Common Base – BNCC (2018); Elkoin (2008); Brougere (2005); Freire (2005); Kishimoto (2007); Piaget (2007), Vygotsky (2008), among others, with the intention that the problem raised be answered with clarity and objectivity. The result of the research pointed to the affirmation that games and games as playful-pedagogical tools contribute massively to the development of children's learning in early childhood education. It was possible to notice that the use of these resources is really viable in this development, but it is necessary that there is an intentional and directed teacher training and practice, especially in contemporary times, where digital resources have been installed quickly, causing substantial changes in the scenario. education, culminating in new ways of conceiving the teaching-learning process and classroom dynamics.
Palavras-chave: Educação infantil
Aprendizagem
Ferramentas pedagógicas
Atividades lúdicas
Recursos digitais
Early childhood education
Learning
Pedagogical tools
Playful activities
Digital resources
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - INGRID DE JESUS GONÇALVES - LIC. PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2022.pdfPDF A381 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.