Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4795
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Danielle Rayane Silva de-
dc.date.accessioned2025-05-15T18:35:41Z-
dc.date.available2025-05-15-
dc.date.available2025-05-15T18:35:41Z-
dc.date.issued2022-08-10-
dc.identifier.citationCARVALHO, Danielle Rayane Silva de. Os softwares de acessibilidade no smartphone como ferramenta facilitadora no processo de ensino - aprendizagem do(a)s discentes com deficiência visual / cego(a) no ensino superior do Maranhão. 2022. 61f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Campus Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão, Pinheiro - MA, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4795pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4795-
dc.description.abstractAccessibility software is equipped with voice synthesis that provides independence in carrying out various activities for the Visually Impaired (DV). Therefore, this study sought to analyze how smartphone accessibility software can facilitate the teaching and learning process of visually impaired/blind students in higher education in Maranhão. In order to carry out this qualitative study, a bibliographic survey, document analysis (laws, reports, projects and other documents) and structured questionnaires were carried out with VI/blind students who study in both public and private Higher Institutions. As a reference for this research, authors such as: Sassaki (2005); Galvão Filho (2012); Bersch (2017); Gil (2000); Martiniello (2019), among others, were essential. The results showed that in the academic field, visually impaired/blind students use the smartphone to edit, format, search for school work, in addition, they prefer it than Braille writing, because it requires a lot of time to write, since its writing is point to point. Thus, they benefit from its accessible resources both to enter social networks, whether to entertain themselves, browse whatsapp, facebook, instagram twitter, read, edit academic works, and/or others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSoftwares de Acessibilidade no Smartphonept_BR
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.subjectPessoa com deficiência físicapt_BR
dc.subjectEnsino Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectAccessibility Software on Smartphonespt_BR
dc.subjectVisual Impairmentpt_BR
dc.subjectPerson with physical disabilitypt_BR
dc.subjectTeaching Learningpt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.titleOs softwares de acessibilidade no smartphone como ferramenta facilitadora no processo de ensino - aprendizagem do(a)s discentes com deficiência visual / cego(a) no ensino superior do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeAccessibility software on smartphones as a facilitating tool in the teaching-learning process of students with visual impairments/blindness in higher education in Maranhão.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCARVALHO, D. R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8426059499190846pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Suzane Castro de Araújo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0942-6043pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2225171562761256pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sousa, Alessandra Ribeiro-
dc.contributor.advisor-co1IDSOUSA, A. R.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9447388369061406pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Suzane Castro de Araújo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0942-6043pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2225171562761256pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Alessandra Ribeiro-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, A. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9447388369061406pt_BR
dc.description.resumoOs softwares de acessibilidade são dotados de síntese de voz que proporcionam independência na realização de diversas atividades aos Deficientes Visuais (DV). Assim sendo, este estudo buscou analisar de que forma os softwares de acessibilidade do smartphone podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem do (a) discentes com deficiência visual/cego (a) no ensino superior do Maranhão. Para realização deste estudo qualitativo foi realizado um levantamento bibliográfico, análise de documentos (leis, relatórios, projetos e outros documentos) e questionários estruturados com discentes com DV/cegos que estudam em Instituições Superiores tanto públicas quanto privadas. Como referência para esta pesquisa, autores como: Sassaki (2005); Galvão Filho (2012); Bersch (2017); Gil (2000); Martiniello (2019), dentre outros. Os resultados mostraram que no campo acadêmico, os discentes com deficiência visual/cegos utilizam o smartphone para editar, formatar, pesquisar trabalhos escolares, além disso, preferem-o do que a escrita Braille, por esta requerer muito tempo para escrever, ja que sua escrita é ponto a ponto. Assim, se beneficiam de seus recursos acessíveis tanto para entrar em redes sociais, seja para entreter-se, navegar no whatsapp, facebook, instagram twitter, ler, editar trabalhos acadêmicos, e/ou outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pinheiropt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - DANIELLE RAYANE SILVA DE CARVALHO - LIC. PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2022.pdfPDF A511.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.