Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4770
Título: | A atuação docente no processo de ensino e aprendizagem: uma proposta sobre estratégias de ensino para a educação do campo na escola municipal Francisco de Assis Miranda em Monção/MA |
Autor(es): | Silva, Edmara Pereira Soares, Ilzamara de Sousa Mendonça, Maria Raimunda Lima |
Orientador: | Abreu, Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante |
Membro da Banca: | Nunes, Daniela de Fátima Ferraro |
Membro da Banca: | Ramos, Ivana Alves |
Data do documento: | 2024-12-17 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho tem como temática a atuação docente no processo de ensino e aprendizagem: uma proposta sobre estratégias de ensino para a educação do campo na escola municipal Francisco de Assis Miranda em Monção /MA, desenvolvida com o diretor, o coordenador e os professores da educação infantil e ensino fundamental da referida escola. Partindo da premissa de que o professor e as estratégias utilizadas em sala são fundamentais para despertar e manter o interesse, contribuindo para a motivação dos estudantes. Perante o exposto, este trabalho tem como objetivo geral o desenvolvimento de uma proposta pedagógica voltada aos docentes e discentes da unidade escolar mencionada, com o propósito de atribuir novos conhecimentos para a formação dos professores e favorecer a motivação e aprendizagem dos alunos por meio de referenciais teóricos e estratégias metodológicas com ênfase na motivação dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, desenvolveu-se um minicurso com a temática “Ensinar e aprender a partir da pedagogia histórico-crítica” com a gestão, supervisão e os professores; e três oficinas com os seguintes temas, respectivamente: “Estratégias de ensino baseadas na Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani”; “Amostra de carreiras: inspiração para o futuro” (desenvolvida com os alunos do ensino fundamental nos anos finais, destacando a motivação para o desenvolvimento de perspectivas profissionais futuras); e “Estratégias de ensino para educação infantil, anos iniciais e finais”, fundamentada na autora Schwartz (2014) quanto à motivação na prática docente." Os dados que subsidiaram a elaboração da proposta foram obtidos por meio de questionários, com perguntas objetivas e discursivas, analisadas a partir da metodologia descrita pela autora Laurence Bardin (2011). Ao longo da aplicação da proposta, por meio das atividades desenvolvidas, alcançou-se resultados positivos, constatados pelos feedbacks e pela avaliação de desempenho. Observou-se, principalmente, a reflexão dos professores na busca por estratégias que motivassem e engajassem os alunos, mesmo diante das limitações do ambiente em que estão inseridos, a zona rural. Houve também uma mudança na visão dos alunos, que passaram a buscar melhores condições através dos estudos. Considera-se que o trabalho conseguiu cumprir seus principais objetivos na educação do campo, impactando a vida dos alunos e, principalmente, a prática docente dos professores. A proposta os levou a refletir sobrea busca pela transformação social dos alunos por meio das estratégias aplicadas em suas práticas no contexto da educação do campo. |
Resumo: | This paper has as its theme the teaching performance in the teaching and learning process: a proposal on teaching strategies for rural education at the Francisco de Assis Miranda municipal school in Monção / MA, developed with the director, coordinator and teachers of early childhood education and elementary education of the aforementioned school. Starting from the premise that the teacher and the strategies used in the classroom are fundamental to awaken interest and maintain interest, contributing to the motivation of students. In view of the above, this work has as its general objective the development of a pedagogical proposal aimed at teachers and students of the aforementioned school unit, with the purpose of providing new knowledge for teacher training and favoring student motivation and learning through theoretical references, methodological strategies with an emphasis on student motivation in the teaching and learning process. In view of this, a mini-course with the theme “Teaching and learning from historical-critical pedagogy” was developed with management, supervision and teachers; and three workshops with the following themes, respectively: “Teaching strategies based on Dermeval Saviani’s HistoricalCritical Pedagogy”; “Career sample: inspiration for the future”, developed with elementary school students in the final years, highlighting motivation for future professional perspectives; “Teaching strategies for early childhood education, initial and final years”, which was based on the author Schwartz (2014) motivation in teaching practice. The data that supported the elaboration of the proposal were obtained through the questionnaire, with objective and discursive questions, analyzed based on the methodology described by the author Bardin (2011). Throughout the implementation of the proposal, through the activities developed, positive results were achieved, as verified by positive feedback and performance evaluation of the proposal. It was mainly observed the reflection on the teachers’ search for strategies that would motivate and engage students, even in the limitations of the environment in which they are inserted, the rural area, as well as the change in the students’ vision in seeking better conditions through studies. It is considered that the work was able to fulfill its main objectives in rural education, in the lives of students and mainly in the teaching practice of teachers, making them reflect on the search for social transformation of students, through the strategies used in their practices in the context of rural education. |
Palavras-chave: | Educação do campo Plano Nacional de Educação (PNE) Educação do campo - professor Pedagogia histórico-crítica Escola municipal Francisco de Assis Miranda Monção-MA Procampo Pronacampo Projovem Pronera Inclusão na educação do campo Método dialético Educação de campo - planejamento de aula Docente na educação do campo Estratégia de inclusão escolar Gamificação na educação Lúdico na pedagogia |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_EDMARA PEREIRA SILVA_UEMA PEDAGOGIA_SANTA INES_2024.2-PDFA.pdf | PDFA | 1.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.