Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria Fernanda Barbosa-
dc.date.accessioned2025-05-12T11:42:39Z-
dc.date.available2025-05-12-
dc.date.available2025-05-12T11:42:39Z-
dc.date.issued2024-06-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Fernanda Barbosa dos. A representação feminina na obra Pachinko (2017), de Min Jin Lee. 2024. 56f. Monografia (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Pedreiras, Universidade Estadual do Maranhão, Pedreiras-MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4759pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4759-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to analyze the female representation in work of Korean literature Pachinko. The best seller, written by Min Jin Lee and published in 2017, narrates the life and trajectory of excluded and inferior women in a period marked by conflicts and repression directed not only at women, but at an entire people. To this end, the objective is, in general, to analyze how female representation occurs in the work, considering the identity aspects, traditionalist and patriarchal perspectives of the male characters and the role played by women in the society of the time, in order to understand their experiences in a diverse and intercultural context. And it also seeks, specifically, to discuss the issue of Korean literature and women's writing; describe the challenges faced by twentieth-century Korean women in line with the work; in addition to investigating the way in which the identity of female characters is shaped in the midst of the cultural impasse throughout the narrative. Thus, the work is based on issues directly related to how female characters are shaped by the diasporic context and the ideologies that surround them, which are surrounded by difference, and are associated with the issues of discrimination, patriarchal violence and poverty that predominate in the work. This study is characterized as a bibliographic of qualitative character, and exploratory and descriptive purpose. In it, we sought theoretical basis in Lauretis (1994), Cho (2000); Saffioti (2001), Lee (2003); Koh (2003); Moreira (2016); Sentanin (2023), among others that are necessary for the study. In this way, it is believed that objectives are achieved, and the problem solved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentação femininapt_BR
dc.subjectPatriarcadopt_BR
dc.subjectImpasse culturalpt_BR
dc.subjectPachinko - Min Jin Leept_BR
dc.subjectLiteratura coreanapt_BR
dc.subjectPersonagens femininas - literatura coreanapt_BR
dc.subjectMin Jin Lee - literatura coreanapt_BR
dc.subjectFemale representationpt_BR
dc.subjectPatriarchypt_BR
dc.subjectCultural impassept_BR
dc.subjectPachinko - Min Jin Leept_BR
dc.subjectKorean literaturept_BR
dc.subjectFemale characters - Korean literaturept_BR
dc.subjectMin Jin Lee - Korean literaturept_BR
dc.titleA representação feminina na obra Pachinko (2017), de Min Jin Leept_BR
dc.title.alternativeFemale representation in the book Pachinko (2017), by Min Jin Leept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSANTOS, M. F. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Maceno, Regilane Barbosa-
dc.contributor.advisor1IDMACENO, R. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6059204771342446pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rubenil da Silva-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, R. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Francinaldo Pereira da-
dc.contributor.referee2IDSILVA, F. P.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6406382689210294pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como propósito analisar a representação feminina na obra de literatura coreana Pachinko. O best seller, escrito por Min Jin Lee (jornalista e escritora sul coreana-americana), e publicado no ano de 2017, narra a saga de quatro gerações de uma família de imigrantes coreanos no Japão, em específico da família de Sunja. Na obra é possível destacar a trajetória de mulheres excluídas e inferiorizadas em um período marcado por conflitos e repressões direcionados não só às mulheres, mas a todo um povo. Para tanto, objetiva-se, de forma geral, analisar como ocorre essa representação feminina na obra, e ainda busca, especificamente, discutir a questão da literatura coreana e da escrita feminina; descrever os desafios enfrentados pela mulher coreana do século XX em consonância com a obra; além de investigar a forma como a identidade das personagens femininas é moldada em meio ao impasse cultural ao longo da narrativa. Desse modo, o trabalho pauta-se em questões diretamente relacionadas a forma como as personagens femininas são moldadas pelo contexto diaspórico e pelas ideologias que as cercam, as quais estão envoltas pela diferença, e esta associa-se às questões de discriminação, violência patriarcal e pobreza predominantes na obra. Assim, este estudo caracteriza-se como bibliográfico de caráter qualitativo, e finalidade exploratória e descritiva. Nele buscou-se embasamento teórico em Lauretis (1994), Cho (2000); Saffioti (2001), Lee (2003); Koh (2003); Moreira (2016); Sentanin (2023), entre outros que se fizeram necessários ao estudo. Dessa forma, acredita-se que os objetivos foram alcançados, e a problemática solucionada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pedreiraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Pedreiras UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - MARIA FERNANDA BARBOSA SANTOS - LIC. EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA - PEDREIRA UEMA 2024.pdfPDF A404.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.