Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4755
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSodré, Ana Patrícia Reis-
dc.creatorSantos, Julciele de Souza dos-
dc.date.accessioned2025-05-08T22:48:49Z-
dc.date.available2025-05-08-
dc.date.available2025-05-08T22:48:49Z-
dc.date.issued2024-10-01-
dc.identifier.citationSODRÉ, Ana Patrícia Reis; Santos, Julciele de Souza dos. Contando histórias e formando leitores literários na educação infantil. 2024. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4755pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4755-
dc.description.abstractThis study aims to investigate how storytelling promotes the formation of the literary reader, aiming to propose exchanges of experiences in Early Childhood Education. It is based on the assumption that storytelling is an ancient art of intermediating narratives through the voice, which passes from person to person, resulting in the formation of literary experiences. It is based on the studies of Bedran (2012), Benjamin (2012), Busatto (2013), Colomer (2007), Dohme (2013), Tierno (2010), among others. The research undertook the bibliographic and field methodological procedures having as universe the Nazaré Barros Municipal Nursery, located in the city of Santa Inês. It addresses the art of storytelling from its origin, the knowledge and techniques used by storytellers and its use in Early Childhood Education as an instrument for the formation of the literary reader. Describing the materials and methods used in carrying out the research. It presents the results and discussions, between the one held in the Nursery field. The main result of the research is that storytelling permeates over time with the purpose of human formation,whose process occurs through the development of the imaginary, the consonance of the narrative and creativity and, consequently, the formation of the literary reader.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectLeitores literáriospt_BR
dc.subjectformação literária na infânciapt_BR
dc.subjectPolítica Nacional de Leitura e Escrita (PNLE)pt_BR
dc.subjectRetratos da Leitura no Brasilpt_BR
dc.subjectComunicação oralpt_BR
dc.subjectCulturas oraispt_BR
dc.subjectNarrativas oraispt_BR
dc.subjectTradição oralpt_BR
dc.subjectConto narradopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectLeitor-ouvintept_BR
dc.subjectPesquisa exploratóriapt_BR
dc.subjectCreche Municipal Nazaré Barrospt_BR
dc.subjectSanta Inês-MApt_BR
dc.subjectEducação literáriapt_BR
dc.titleContando histórias e formando leitores literários na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9289110868993449pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1970525281360560-
dc.contributor.advisor1Chagas, Mirian Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3366562347620678pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Neto, Antonio Cilírio da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3366850005170918pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Waldelice Maria Ramos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7522722088709328pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo investigar como a contação de histórias promove a formação do leitor literário, visando propor trocas de experiências na Educação Infantil. Parte do pressuposto de que a contação de histórias é uma arte milenar de intermediar narrativas através da voz, que passa de pessoa para pessoa resultando em formação de experiências literárias. Fundamenta-se nos estudos de Bedran (2012), Benjamin (2012), Busatto (2013), Colomer (2007), Dohme (2013), Tierno (2010), dentre outros. A pesquisa empreendeu os procedimentos metodológicos bibliográfico e de campo tendo como universo a Creche Municipal Nazaré Barros, localizada na cidade de Santa Inês. Aborda a arte de contar histórias desde sua origem, os saberes e técnicas utilizadas pelos contadores e o seu emprego na Educação Infantil como instrumento de formação do leitor literário. Descrevendo os materiais e métodos empregados na realização da pesquisa. Apresenta os resultados e discussões, entre a realizada na Creche campo. O principal resultado da pesquisa é que a contação de histórias permeia ao longo do tempo com a finalidade de formação humana, cujo processo ocorre através do desenvolvimento do imaginário, da consonância da narrativa e da criatividade e, por conseguinte, a formação do leitor literário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ANA PATRICIA REIS SOBRE_UEMA PEDAGOGIA_2024.1 - PDFA.pdfPDFA1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.