Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4754
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCelestino, Ana Paula da Conceição-
dc.date.accessioned2025-05-08T21:40:35Z-
dc.date.available2025-05-08-
dc.date.available2025-05-08T21:40:35Z-
dc.date.issued2024-02-
dc.identifier.citationCelestino, Ana Paula da Conceição. Brincando eu aprendo: sugestões de estratégias pedagógicas de jogos e brincadeiras para o 1º ano do Ensino Fundamental. 2024. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4754pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4754-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the theoretical and methodological foundations of games and games, aiming to propose suggestions for pedagogical strategies that integrate playing and learning. It is assumed that games and games integrate the playful and educational aspects and enhance learning, however, in school practice, it is necessary to systematize pedagogical strategies to give new meaning to these activities. It is based on the studies of Cória-Sabini and Lucena (2012), Kishimoto (2011); (2017); Macedo (2005), Moyles (2002), the National Curricular References for Early Childhood Education (RCNEI), the National Curricular Guidelines (DCNEI) and the National Common Curricular Base (BNCC). It employs bibliographic and field research as methodological procedures, using qualitative research as its approach. It presents the results and discussions of data collection collected at Escola Municipal Júlia Sabbak and, therefore, reports on the games and activities developed in school practice based on systematized pedagogical strategies. The main result of the research is that the work of games and games integrated with pedagogical strategies based on the organizational modalities of traditional games, pretend play and construction enhance the student's learning, given the confluence between playing and learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subjectJogos educacionaispt_BR
dc.subjectBNCC - Educação Infantilpt_BR
dc.subjectAprender e brincarpt_BR
dc.subjectEscola Municipal Júlia Sabbakpt_BR
dc.subjectSanta Inês-MApt_BR
dc.subjectJogos lúdicospt_BR
dc.subjectIncentivo ao estudopt_BR
dc.subjectAssimilaçãopt_BR
dc.subjectSociointeracionismopt_BR
dc.subjectDocumento Curricular do Território Maranhensept_BR
dc.subjectBrincadeiras de faz de contapt_BR
dc.subjectBrincadeiras de construçãopt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectPesquisa descritivapt_BR
dc.titleBrincando eu aprendo: sugestões de estratégias pedagógicas de jogos e brincadeiras para o 1º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDLima, Kervilene Passos da Silva-
dc.creator.IDSilva, Luciana Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8101031655956293pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7167063115590098-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438182302131614-
dc.contributor.advisor1Chagas, Mirian Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3366562347620678pt_BR
dc.contributor.referee1Aguiar, Suelma da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7070848893612669pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Isauber Maria Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6874968075352778pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo investigar os fundamentos teóricos e metodológicos dos jogos e brincadeiras, visando propor sugestões de estratégias pedagógicas integradoras entre o brincar e o aprender. Parte-se do pressuposto de que jogos e brincadeiras integram o lúdico e o educativo e potencializam a aprendizagem, porém, na prática escolar faz-se necessário sistematizar estratégias pedagógicas para ressignificar essas atividades. Fundamenta-se nos estudos de Cória-Sabini e Lucena (2012), Kishimoto (2011; 2017), Macedo (2005), Moyles (2002), os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Emprega como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como método de abordagem a pesquisa qualitativa. Apresenta os resultados e as discussões das coletas de dados levantados na Escola Municipal Júlia Sabbak e, por conseguinte, relata as atividades de jogos e brincadeiras desenvolvidas na prática escolar embasada em estratégias pedagógicas sistematizadas. O principal resultado da pesquisa é que o trabalho dos jogos e das brincadeiras integradas às estratégias pedagógicas fundamentadas nas modalidades organizativas dos jogos tradicionais, faz de conta e de construção, potencializam as aprendizagens do educando, haja vista a confluência entre o brincar e o aprender.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_KERVILENE PASSOS DA SILVA LIMA_UEMA PEDAGOGIA_2024.1 - PDFA.pdfPDFA2.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.