Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Cleudiane Gama Da-
dc.date.accessioned2025-05-05T19:28:43Z-
dc.date.available2025-04-05-
dc.date.available2025-05-05T19:28:43Z-
dc.date.issued2025-02-03-
dc.identifier.citationSILVA, Cleudiane Gama Da. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos Superiores de Zé Doca - MA - Brasil, 2025. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4748pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4748-
dc.description.abstractThis monograph deals with the conceptions of language in teaching practice, focusing on the question of how these conceptions influence and guide the pedagogical practices of teachers, taking into account that the way they deal with language undeniably influences their pedagogical practices. To this end, the general objective was to analyze how Portuguese language teachers in the final stage of Basic Education understand the conceptions of language and apply them in pedagogical practice and, consequently, how this reflects on the way students deal with this discipline. The research had as theoretical support authors such as Bakhtin/Volochinov (2006), Geraldi (2011), Koch (2003, 2007), Travaglia (2008), also supported by official documents such as: National Common Curricular Base 3 BNCC (Brazil, 2018), National Curriculum Guidelines 3 DCNs (Brazil, 2013) and National Curriculum Parameters 3 PCNs (Brazil, 1997). This is an exploratory research, in terms of objectives, and field research in terms of procedures, with data analysis following a quantitative-qualitative approach, with data collection carried out in two public schools that serve the Final Years of Elementary School. The results obtained indicate that, depending on the conception of language adopted by the teachers, the students tend to be more actively involved in the proposed didactic-pedagogical activities and, considering this motivating aspect, establish greater proximity with the Portuguese Language discipline, and this undoubtedly influences the relationship of the students with the language(s)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcepções de linguagempt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectAtividades didático-pedagógicapt_BR
dc.subjectConceptions of languagept_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectDidactic-pedagogical activitiespt_BR
dc.titleConcepções de linguagem e prática docente nas escolas públicas Ney Braga e Profª Dinare Feitosa, de Bom Jardim - MApt_BR
dc.title.alternativeConceptions of language and teaching practice in public schools Ney Braga and Professor Dinare Feitosa, from Bom Jardim - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7059433743014327pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Eliúde Costa-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4058-2191pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6811989662439567pt_BR
dc.contributor.referee1Muniz, Elijames Moraes dos Santos-
dc.contributor.referee2Silva , Andreza Luana da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6243750657834163pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia trata das concepções de linguagem na prática docente, voltando-se à questão relativa a como essas concepções influenciam e norteiam as práticas pedagógicas dos docentes, levando em conta que o modo como estes lidam com a linguagem inegavelmente influencia suas práticas pedagógicas. Para tanto, estabeleceu-se como objetivo geral analisar como professores de Língua Portuguesa da etapa final da Educação Básica compreendem as concepções de língua(gem) e as aplicam na prática pedagógica e, consequentemente, como isso reflete na forma como os alunos lidam com essa disciplina. A pesquisa teve como suporte teórico autores como Bakhtin/Volochinov (2006), Geraldi (2011), Koch (2003, 2007), Travaglia (2008), amparando-se também em documentos oficiais como: Base Nacional Comum Curricular 3 BNCC (Brasil, 2018), Diretrizes Curriculares Nacionais 3 DCNs (Brasil, 2013) e Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs (Brasil, 1997). Trata-se de pesquisa de natureza exploratória, quanto aos objetivos, e de campo quanto aos procedimentos, com análise dos dados seguindo abordagem quanti-qualitativa, com a coleta de dados realizada em duas escolas públicas que atendem os Anos Finais do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos indicam que, dependendo da concepção de linguagem adotada pelos docentes, os alunos tendem a se envolver de maneira mais ativa nas atividades didático-pedagógicas propostas e, considerando esse aspecto motivador, estabelecem maior proximidade com a disciplina Língua Portuguesa, sendo que isso, sem dúvida, influencia na relação dos alunos com a(s) linguagem(ns).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Zé Docapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CLEUDIANE GAMA DA SILVA - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA CES ZÉ DOCA 2025.pdfPDF A1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.