Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4747
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Andreia Lima-
dc.creatorAlves, Gisele Alcântara-
dc.creatorRocha, Lúcia Fernanda Silva-
dc.date.accessioned2025-05-05T17:05:12Z-
dc.date.available2025-05-05-
dc.date.available2025-05-05T17:05:12Z-
dc.date.issued2025-02-04-
dc.identifier.citationCARVALHO, Andreia Lima; ALVES, Gisele Alcântara; ROCHA, Lúcia Fernanda Silva. Literatura maranhense do século XIX: uma abordagem histórico-literária em sala de aula através da obra 'Úrsula', de Maria Firmina dos Reis, com estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) da Escola Municipal José Miranda Braz 2025. X89f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos Superiores de Zé Doca - MA - Brasil, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4747pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4747-
dc.description.abstractThis work presents a project applied in the classroom with students of Youth and Adult Education (EJA) that uses the work "Úrsula" by Maria Firmina dos Reis to explore the struggle of women in literature and society, in addition to analyzing persistent gender and race inequalities in the historical context. This study is fundamental because it can broaden students' understanding of the complexities of female and racial identity in colonial Brazil, promoting a critical reflection on how these historical issues still influence contemporary society. By addressing the intersections between gender and race, students can develop a deeper insight into current challenges and struggles, contributing to a more conscious debate about equality and social justice. The research was based on authors such as Botelho (2019), Lacroix (2008), who analyze the historicity of Maranhão and the creation of the "Brazilian Athens", and Lerner (2021-2022), Gomes (2022), Bourdieu (2022) and Woolf (2018), who discuss gender issues and women's struggles throughout history in the social, educational and literary fields. The methodology included interviews and questionnaires via Google Forms, combining quantitative and qualitative methods. The data collected not only corroborate the concepts studied, but also deepen the understanding of the role of women in the patriarchal society of the nineteenth century and the challenges faced by them as writers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura maranhense - século XIXpt_BR
dc.subjectMaria Firmina dos Reis - escritora maranhensept_BR
dc.subjectLiteratura de autoria feminina maranhensept_BR
dc.subjectMulheres maranhenses - literaturapt_BR
dc.subjectPatriarcalismopt_BR
dc.subjectEscravidãopt_BR
dc.subjectMulheres escritoras - Maranhãopt_BR
dc.subjectMaria Firmina dos Reis - autora maranhensept_BR
dc.subjectRomantismo no Maranhãopt_BR
dc.subjectMaranhão - século XIXpt_BR
dc.subjectLiterature from Maranhão - 19th centurypt_BR
dc.subjectMaria Firmina dos Reis - writer from Maranhãopt_BR
dc.subjectLiterature by female authors from Maranhãopt_BR
dc.subjectWomen from Maranhão - literaturept_BR
dc.subjectPatriarchypt_BR
dc.subjectSlaverypt_BR
dc.subjectWomen writers - Maranhãopt_BR
dc.subjectMaria Firmina dos Reis - author from Maranhãopt_BR
dc.subjectRomanticism in Maranhãopt_BR
dc.subjectMaranhão - 19th centurypt_BR
dc.titleLiteratura maranhense do século XIX: uma abordagem histórico-literária em sala de aula através da obra 'Úrsula', de Maria Firmina dos Reis, com estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) da Escola Municipal José Miranda Brazpt_BR
dc.title.alternative19th century Maranhão literature: a historical-literary approach in the classroom through the work 'Úrsula', by Maria Firmina dos Reis, with students of youth and adult education (EJA) from the José Miranda Braz Municipal Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Magna Kheytt Mascarenhas dos-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, M. K. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8947634465702209pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Orquidea Marques da-
dc.contributor.referee1IDSILVA, O. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2630564146852576pt_BR
dc.contributor.referee2Santo, Andre Oliveira do Espirito-
dc.contributor.referee2IDSANTO, A. O. E.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6595956983715019pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um projeto aplicado em sala de aula com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que utiliza a obra "Úrsula" de Maria Firmina dos Reis para explorar a luta das mulheres na literatura e na sociedade, além de analisar desigualdades de gênero e raça persistentes no contexto histórico. Este estudo é fundamental porque pode ampliar a compreensão dos alunos sobre as complexidades da identidade feminina e racial no Brasil colonial, promovendo uma reflexão crítica sobre como essas questões históricas ainda influenciam a sociedade contemporânea. Ao abordar as intersecções entre gênero e raça, os estudantes podem desenvolver uma visão mais profunda dos desafios e lutas atuais, contribuindo para um debate mais consciente sobre igualdade e justiça social. A pesquisa foi fundamentada em autores como Botelho (2019), Lacroix (2008), que analisam a historicidade do Maranhão e a criação da <Atenas Brasileira=, e Lerner (2021- 2022), Gomes (2022), Bourdieu (2022) e Woolf (2018), que discutem as questões de gênero e as lutas das mulheres ao longo da história nos campos social, educacional e literário. A metodologia incluiu entrevistas e questionários via Google Forms, combinando métodos quantitativos e qualitativos. Os dados coletados não apenas corroboram os conceitos estudados, mas também aprofundam a compreensão sobre o papel das mulheres na sociedade patriarcal do século XIX e os desafios enfrentados por elas como escritoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Zé Docapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.