Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4733
Título: | Planejamento educacional e escolar sob a ótica dos professores: o plano de aula no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Apolina, Beatriz da Silva |
Orientador: | Abreu, Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante |
Membro da Banca: | Nunes , Daniela De Fátima Ferraro |
Data do documento: | 2024-12-17 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A pesquisa buscou investigar sob a perspectiva dos professores as concepções sobre planejamento educacional e escolar e as possíveis implicações do planejamento na prática pedagógica e no processo efetivo de ensino-aprendizagem. A temática é descrita principalmente, além de outros autores, sob a visão de Vasconcellos (2010), que vai dividir o planejamento em dois grandes blocos, a saber: planejamento educacional e planejamento escolar, os mesmos compõem partes que se interligam para forma um todo com o fim de atenda desde as necessidades educacionais em nível nacional até chegar à sala de aula. Por meio dessa investigação foi possível observar que ainda há um distanciamento entre as prerrogativas legais e a prática pedagógica dos professores, aspectos que remetem a discussões e reflexões sobre ações críticas frente à elaboração dos planejamentos e planos de aula e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. |
Resumo: | The research sought to investigate, from the perspective of teachers, the conceptions about educational and school planning and the possible implications of planning in pedagogical practice and in the effective teaching-learning process. The theme is described mainly, among other authors, from the perspective of Vasconcellos (2010), who divides planning into two large blocks, namely: educational planning and school planning, which comprise parts that are interconnected to form a whole with the aim of meeting educational needs at a national level until reaching the classroom. Through this investigation, it was possible to observe that there is still a gap between the legal prerogatives and the pedagogical practice of teachers, aspects that lead to discussions and reflections on critical actions regarding the elaboration of planning and lesson plans and their implications in the teaching-learning process |
Palavras-chave: | Planejamento escolar Planejamento educacional Práticas Pedagógicas Práticas Pedagógicas - Professor Planos de aula Processo de ensino-aprendizagem Planejamento Nacional de Educação Projeto Político Pedagógico (PPP) Plano de aula - aprendizagem dos aluno Tipos de escolas Escola pública Escola privada Gestores públicos Gestores privadas Redes de ensino Gestão escolar Políticas educacionais Prática pedagógica Pesquisa bibliográfica Pesquisa de campo Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) Primeiro Plano Nacional de Educação Planejamento curricular Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_BEATRIZ DA SILVA APOLINA_PEDAGOGIA UEMA_2024.2 - PDFA.pdf | PDFA | 1.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.