Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4729
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rocha, Carlos César do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T14:19:20Z | - |
dc.date.available | 2025-04-30 | - |
dc.date.available | 2025-04-30T14:19:20Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Carlos César do Nascimento. Leitura literária, reflexão social e gamificação: o papel da poesia de Ferreira Gullar no ensino médio. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Barra do Corda, Universidade Estadual do Maranhão - Barra do Corda - Brasil, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4729 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4729 | - |
dc.description.abstract | La lectura literaria tiene el potencial de desempeñar un papel fundamental en la promoción de la reflexión crítica y en el perfeccionamiento de habilidades indispensables en el individuo.Este estudio tiene como objetivo estimular la lectura de "Dentro da Noite Veloz" de Ferreira Gullar, asociada al uso de la plataforma Kahoot como estrategia didáctica. Se busca proporcionar a los alumnos del segundo año de educación secundaria del Centro de Ensino PIO XI la oportunidad de reflexionar sobre cuestiones sociales presentes en la obra y evaluar la eficacia de la herramienta tecnológica Kahoot para involucrar a los estudiantes en la lectura literaria. Para alcanzar estos objetivos, se llevará a cabo una investigación cualitativa y bibliográfica, complementada por una intervención pedagógica en cuatro encuentros. Los aportes teóricos incluyen autores como Zilberman (2003), Cosson (2021), Cándido (2006), Pessoa (2024), Gabriela (2009), Ferreira y Munção (2022), entre otros. La elección de Gullar se justifica por la relevancia de su poesía en el contexto social brasileño, caracterizada por un lenguaje que dialoga con experiencias contemporáneas. La utilización de Kahoot, a su vez, pretende enriquecer el proceso de enseñanza y aprendizaje, haciéndolo más dinámico y participativo | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Reflexão social | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Ferreira Gullar | pt_BR |
dc.subject | Literary reading | pt_BR |
dc.subject | Social reflection | pt_BR |
dc.subject | Gamification | pt_BR |
dc.subject | Ferreira Gullar | pt_BR |
dc.title | Leitura literária, reflexão social e gamificação: o papel da poesia de Ferreira Gullar no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Literary reading, social reflection and gamification: the role of Ferreira Gullar's poetry in high school | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fronza, Cristiane Viana da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8444269598926277 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Antônia Ellen Alves dos | - |
dc.contributor.referee2 | Araujo, Jurema da Silva | - |
dc.description.resumo | A leitura literária possui o potencial de desempenhar um papel fundamental na promoção da reflexão crítica e no aprimoramento de habilidades indispensáveis no indivíduo. Este estudo tem como objetivo estimular a leitura da obra Dentro da Noite Veloz, de Ferreira Gullar, associada ao uso da plataforma Kahoot como estratégia didática. Busca-se proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino PIO XI a oportunidade de refletirem sobre questões sociais presentes na obra e avaliarem a eficácia da ferramenta tecnológica Kahoot e sua capacidade de engajar os alunos na leitura literária. Para atingir esses objetivos, será realizada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, complementada por uma intervenção pedagógica em quatro encontros. Os aportes teóricos incluem autores como Zilberman (2003), Cosson (2021), Candido (2006), Pessoa (2024), Gabriela (2009), Ferreira e Munção (2022) e outros. A escolha de Gullar justifica-se pela relevância de sua poesia no contexto social brasileiro marcada por uma linguagem que dialoga com vivências contemporâneas. A utilização do Kahoot, por sua vez, pretende enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e participativo | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Barra do Corda | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Barra do Corda - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC CARLOS CÉSAR DO NASCIMENTO ROCHA, JUNIEL PEREIRA LEAL,MARIA EDUARDA SOUSA - LETRAS LICENCIATURA - BARRA DO CORDA UEMA 2025.pdf | PDF A | 1.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.