Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4729
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Carlos César do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-04-30T14:19:20Z-
dc.date.available2025-04-30-
dc.date.available2025-04-30T14:19:20Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationROCHA, Carlos César do Nascimento. Leitura literária, reflexão social e gamificação: o papel da poesia de Ferreira Gullar no ensino médio. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Barra do Corda, Universidade Estadual do Maranhão - Barra do Corda - Brasil, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4729pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4729-
dc.description.abstractLa lectura literaria tiene el potencial de desempeñar un papel fundamental en la promoción de la reflexión crítica y en el perfeccionamiento de habilidades indispensables en el individuo.Este estudio tiene como objetivo estimular la lectura de "Dentro da Noite Veloz" de Ferreira Gullar, asociada al uso de la plataforma Kahoot como estrategia didáctica. Se busca proporcionar a los alumnos del segundo año de educación secundaria del Centro de Ensino PIO XI la oportunidad de reflexionar sobre cuestiones sociales presentes en la obra y evaluar la eficacia de la herramienta tecnológica Kahoot para involucrar a los estudiantes en la lectura literaria. Para alcanzar estos objetivos, se llevará a cabo una investigación cualitativa y bibliográfica, complementada por una intervención pedagógica en cuatro encuentros. Los aportes teóricos incluyen autores como Zilberman (2003), Cosson (2021), Cándido (2006), Pessoa (2024), Gabriela (2009), Ferreira y Munção (2022), entre otros. La elección de Gullar se justifica por la relevancia de su poesía en el contexto social brasileño, caracterizada por un lenguaje que dialoga con experiencias contemporáneas. La utilización de Kahoot, a su vez, pretende enriquecer el proceso de enseñanza y aprendizaje, haciéndolo más dinámico y participativopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectReflexão socialpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectFerreira Gullarpt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectSocial reflectionpt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectFerreira Gullarpt_BR
dc.titleLeitura literária, reflexão social e gamificação: o papel da poesia de Ferreira Gullar no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeLiterary reading, social reflection and gamification: the role of Ferreira Gullar's poetry in high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fronza, Cristiane Viana da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8444269598926277pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Antônia Ellen Alves dos-
dc.contributor.referee2Araujo, Jurema da Silva-
dc.description.resumoA leitura literária possui o potencial de desempenhar um papel fundamental na promoção da reflexão crítica e no aprimoramento de habilidades indispensáveis no indivíduo. Este estudo tem como objetivo estimular a leitura da obra Dentro da Noite Veloz, de Ferreira Gullar, associada ao uso da plataforma Kahoot como estratégia didática. Busca-se proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino PIO XI a oportunidade de refletirem sobre questões sociais presentes na obra e avaliarem a eficácia da ferramenta tecnológica Kahoot e sua capacidade de engajar os alunos na leitura literária. Para atingir esses objetivos, será realizada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, complementada por uma intervenção pedagógica em quatro encontros. Os aportes teóricos incluem autores como Zilberman (2003), Cosson (2021), Candido (2006), Pessoa (2024), Gabriela (2009), Ferreira e Munção (2022) e outros. A escolha de Gullar justifica-se pela relevância de sua poesia no contexto social brasileiro marcada por uma linguagem que dialoga com vivências contemporâneas. A utilização do Kahoot, por sua vez, pretende enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e participativopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Barra do Cordapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Barra do Corda - UEMA - Monografias 



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.