Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViana, Larissa Everton-
dc.creatorSilva, Amanda Rocha da-
dc.date.accessioned2025-04-22T00:51:21Z-
dc.date.available2025-04-21-
dc.date.available2025-04-22T00:51:21Z-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.identifier.citationSILVA, Amanda Rocha da; VIANA, Larissa Everton. Explorando aulas experimentais no ensino de química. 2024. 62f. Proposta Pedagógica (Graduação em Química Licenciatura) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Exatas e Naturais, MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4661pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4661-
dc.description.abstractThis study aims to explore the use of experimental classes in Chemistry education, seeking to promote more dynamic and contextualized learning. The research was conducted at C.E. Paulo VI, a public school in São Luís – MA, with 3rd-year high school classes, and included the application of four experiments related to previously taught theoretical content. Practical activities were planned to integrate theory and practice, using alternative materials whenever necessary due to resource scarcity. The results indicated that experimental classes aroused greater interest among students, fostering better understanding of the content and increased engagement. Despite structural and time limitations, the experiments proved to be effective tools for consolidating scientific knowledge and stimulating critical thinking. Thus, the study reinforces the importance of experimentation in Chemistry teaching as a fundamental pedagogical method to enrich and make learning more meaningful.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAulas experimentais - químicapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectProposta pedagógica - químicapt_BR
dc.subjectMetodologia ativa - ensino de químicapt_BR
dc.subjectAulas práticas - químicapt_BR
dc.subjectExperimentação investigativa - químicapt_BR
dc.subjectEscola C. E. Paulo VI - São Luís - MApt_BR
dc.subjectExperimental classes - chemistrypt_BR
dc.subjectTeaching chemistrypt_BR
dc.subjectPedagogical proposal - chemistrypt_BR
dc.subjectActive methodology - teaching chemistrypt_BR
dc.subjectPractical classes - chemistrypt_BR
dc.subjectInvestigative experimentation - chemistrypt_BR
dc.subjectC. E. Paulo VI School - São Luís - MApt_BR
dc.titleExplorando aulas experimentais no ensino de químicapt_BR
dc.title.alternativeExploring experimental classes in chemistry teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDVIANA, L. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0686839547484325pt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Vera Lúcia Neves-
dc.contributor.advisor1IDDIAS, V. L. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2305829335656074pt_BR
dc.contributor.referee1Porto, Maria José Fernandes-
dc.contributor.referee1IDPORTO, M. J. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3153031632076967pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Alan Jhones da Silva-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, A. J.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3679854303725055pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo explorar o uso de aulas experimentais no ensino de Química, buscando promover um aprendizado mais dinâmico e contextualizado. A pesquisa foi realizada na escola C.E. Paulo VI, da rede pública de São Luís – MA, com turmas de 3o ano do Ensino Médio, e incluiu a aplicação de quatro experimentos relacionados aos conteúdos teóricos ministrados previamente. As atividades práticas foram planejadas para integrar teoria e prática, utilizando materiais alternativos sempre que necessário, devido à escassez de recursos. Os resultados indicaram que as aulas experimentais despertaram maior interesse nos alunos, promovendo melhor compreensão dos conteúdos e maior engajamento. Apesar das limitações estruturais e de carga horária, os experimentos demonstraram ser ferramentas eficazes para consolidar o conhecimento científico e estimular o pensamento crítico. Assim, o estudo reforça a importância da experimentação no ensino de Química como método pedagógico fundamental para enriquecer o aprendizado e torná-lo mais significativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Química - CECEN - UEMA - Proposta Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROPOSTA - AMANDA ROCHA DA SILVA, LARISSA EVERTON VIANA - QUÍMICA LIC. CECEN UEMA 2024.pdfPDF A616.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.