Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4661
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Viana, Larissa Everton | - |
dc.creator | Silva, Amanda Rocha da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-22T00:51:21Z | - |
dc.date.available | 2025-04-21 | - |
dc.date.available | 2025-04-22T00:51:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Amanda Rocha da; VIANA, Larissa Everton. Explorando aulas experimentais no ensino de química. 2024. 62f. Proposta Pedagógica (Graduação em Química Licenciatura) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Exatas e Naturais, MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4661 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4661 | - |
dc.description.abstract | This study aims to explore the use of experimental classes in Chemistry education, seeking to promote more dynamic and contextualized learning. The research was conducted at C.E. Paulo VI, a public school in São Luís – MA, with 3rd-year high school classes, and included the application of four experiments related to previously taught theoretical content. Practical activities were planned to integrate theory and practice, using alternative materials whenever necessary due to resource scarcity. The results indicated that experimental classes aroused greater interest among students, fostering better understanding of the content and increased engagement. Despite structural and time limitations, the experiments proved to be effective tools for consolidating scientific knowledge and stimulating critical thinking. Thus, the study reinforces the importance of experimentation in Chemistry teaching as a fundamental pedagogical method to enrich and make learning more meaningful. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aulas experimentais - química | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Proposta pedagógica - química | pt_BR |
dc.subject | Metodologia ativa - ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Aulas práticas - química | pt_BR |
dc.subject | Experimentação investigativa - química | pt_BR |
dc.subject | Escola C. E. Paulo VI - São Luís - MA | pt_BR |
dc.subject | Experimental classes - chemistry | pt_BR |
dc.subject | Teaching chemistry | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical proposal - chemistry | pt_BR |
dc.subject | Active methodology - teaching chemistry | pt_BR |
dc.subject | Practical classes - chemistry | pt_BR |
dc.subject | Investigative experimentation - chemistry | pt_BR |
dc.subject | C. E. Paulo VI School - São Luís - MA | pt_BR |
dc.title | Explorando aulas experimentais no ensino de química | pt_BR |
dc.title.alternative | Exploring experimental classes in chemistry teaching | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | VIANA, L. E. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0686839547484325 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Vera Lúcia Neves | - |
dc.contributor.advisor1ID | DIAS, V. L. N. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2305829335656074 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Porto, Maria José Fernandes | - |
dc.contributor.referee1ID | PORTO, M. J. F. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3153031632076967 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Alan Jhones da Silva | - |
dc.contributor.referee2ID | SANTOS, A. J. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3679854303725055 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo explorar o uso de aulas experimentais no ensino de Química, buscando promover um aprendizado mais dinâmico e contextualizado. A pesquisa foi realizada na escola C.E. Paulo VI, da rede pública de São Luís – MA, com turmas de 3o ano do Ensino Médio, e incluiu a aplicação de quatro experimentos relacionados aos conteúdos teóricos ministrados previamente. As atividades práticas foram planejadas para integrar teoria e prática, utilizando materiais alternativos sempre que necessário, devido à escassez de recursos. Os resultados indicaram que as aulas experimentais despertaram maior interesse nos alunos, promovendo melhor compreensão dos conteúdos e maior engajamento. Apesar das limitações estruturais e de carga horária, os experimentos demonstraram ser ferramentas eficazes para consolidar o conhecimento científico e estimular o pensamento crítico. Assim, o estudo reforça a importância da experimentação no ensino de Química como método pedagógico fundamental para enriquecer o aprendizado e torná-lo mais significativo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Química | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Química - CECEN - UEMA - Proposta Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PROPOSTA - AMANDA ROCHA DA SILVA, LARISSA EVERTON VIANA - QUÍMICA LIC. CECEN UEMA 2024.pdf | PDF A | 616.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.