Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4650
Título: Educação e sustentabilidade: uma abordagem CTSA para o ensino de energia solar no currículo de química
Título(s) alternativo(s): Education and sustainability: a CTSA approach to teaching solar energy in the chemistry curriculum
Autor(es): Sales, Lesley Stefhany Neves de
Orientador: Santos, Alan Jhones da Silva
Membro da Banca: Dias, Vera Lúcia Neves
Membro da Banca: Carvalho, Natale Cristine Costa
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil tem provocado transformações educacionais, incentivando abordagens interdisciplinares e redefinindo a estrutura curricular. Apesar disso, o ensino tradicional de química continua prevalente, resultando em desmotivação e desconexão dos alunos. Para superar essa lacuna, a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) oferece uma proposta estimulante de ensinar química, promovendo engajamento e contextualização. Um projeto de integração entre ciência e meio ambiente foi desenvolvido no Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma escola pública de Ensino Médio Integral do estado do Maranhão. O projeto incluiu aulas interativas, jogos educacionais, criação de maquetes escolares com painéis solares e uma consultoria para avaliar a viabilidade dos painéis solares na escola. A pesquisa qualitativa exploratória envolveu 114 alunos e revelou o progresso dos alunos, destacando sua participação ativa e colaboração, bem como a eficácia da abordagem CTSA em despertar entusiasmo pela química e consciência ambiental. Esse projeto inovador demonstra como a educação pode se adaptar à BNCC, abordar temas relevantes e inspirar uma aprendizagem envolvente e significativa. O que permite perceber o reflexo dos resultados da prática na compreensão do assunto e a explorar soluções criativas para desafios que surgiram durante todo o processo de criação, que fortaleceu suas habilidades práticas e os inspirou a estudar química com entusiasmo e determinação
Resumo: The implementation of the National Common Curricular Base (BNCC) in Brazil has driven educational transformations, encouraging interdisciplinary approaches and redefining the curricular structure. Despite this, traditional chemistry teaching continues to prevail, leading to student disengagement and disconnection. To bridge this gap, the Science-Technology-Society- Environment (CTSA) approach offers an exciting proposal for teaching chemistry, fostering engagement and contextualization. An integration project between science and the environment was developed in the Pedagogical Residency Program (PRP) at a full-time public high school in the state of Maranhão. The project included interactive lessons, educational games, the creation of school models with solar panels, and a consultancy to assess the feasibility of solar panels at the school. The exploratory qualitative research involved 114 students and revealed their progress, highlighting active participation and collaboration, as well as the effectiveness of the CTSA approach in sparking enthusiasm for chemistry and environmental awareness. This innovative project demonstrates how education can adapt to the BNCC, address relevant topics, and inspire engaging and meaningful learning. It reflects the results of the practice in students' understanding of the subject and their exploration of creative solutions to challenges that emerged throughout the creation process, strengthening their practical skills and inspiring them to study chemistry with enthusiasm and determination
Palavras-chave: CTSA
Energia solar
Maquetes fotovoltaicas
Uso de Maquetes no Ensino de Química
Energia Solar e Sustentabilidade
Abordagem CTSA
Solar energy
Photovoltaic models
Use of Models in Chemistry Teaching
Solar Energy and Sustainability
CTSA Approach
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Química - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LESLEY STEFHANY NEVES DE SALES e LEANDRO DA SILVA SANTANA.pdfPDF A303.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.