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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Priscila de Moura-
dc.creatorQueiroz, Teresinha de Jesus Mesquita-
dc.date.accessioned2025-04-07T20:51:58Z-
dc.date.available2025-04-07-
dc.date.available2025-04-07T20:51:58Z-
dc.date.issued2013-06-07-
dc.identifier.citationSOUZA, Priscila de Moura; QUEIROZ, Teresinha de Jesus Mesquita. “Trôpegos passos”: A instrução no Piauí dos Oitocentos. In: SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA: IMPRESSOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX, 3., 2013, São Luís-MA. Anais [...]. São Luís: Universidade Estadual do Maranhão, 2013. Simpósio Temático 04: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4614pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4614-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.relation.ispartofSimpósio de História do Maranhão Oitocentista: Impressos no Brasil do Século XIXpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectPiauípt_BR
dc.subjectPolítico/socialpt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectTrabalho infantilpt_BR
dc.subjectEscolas Familiarespt_BR
dc.subjectséculo XIXpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectPolitical/socialpt_BR
dc.subjectPublic educationpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectChild laborpt_BR
dc.subjectFamily Schoolspt_BR
dc.subjectEducational policypt_BR
dc.title“Trôpegos passos”: A instrução no Piauí dos Oitocentospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO presente texto busca analisar os primeiros processos de ensino aprendizagem, a forma como se configurou a formação social do Piauí provincial, reconhecendo os interesses da época em seus aspectos familiar, social e político, analisando a importância da instrução e suas contribuições para o processo de desenvolvimento da província. A educação pública é um assunto cuja história mostra suas configurações em todo território nacional. Tentando historicizar a educação brasileira, no intuito de melhor entender as lacunas do ensino público no Piauí recorreu-se a análise de Costa Filho (2006), Sousa Neto (2009), Queiroz (1998) Augusto Castro (2010) que versão sobre a aprendizagem das novas gerações no Piauí, a importância da família no processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento da questão educacional na província do Piauí.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
Aparece nas coleções:Simpósio Temático 07: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista

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