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Título: A presença indígena na sociedade Cordina no Maranhão Oitocentista: uma abordagem escolar
Autor(es): Orlanda, Wild Muller dos Santos Lima
Data do documento: 2013-06-07
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O estudo aqui apresentado busca compreender os modos através dos quais os grupos indígenas da região de Barra do Corda do século XIX foram tratados na vertente educacional no interior da sociedade oitocentista, em que se desenvolveu o ideário civilizacionista. A escola, que historicamente foi identificada como signo de civilização, mostra-se o lugar privilegiado de análise por permitir observar o embate do projeto civilizatório idealizado pela elite oitocentista e a realidade conflituosa das relações emergentes nas diferentes situações de contato entre índios e colonizadores.
Palavras-chave: Indígena
Brasil
Maranhão
Barra do Corda
Século XIX
Educação
Sociedade oitocentista
Elite
Colonizadores
Indigenous
Education
Nineteenth century Society
Colonizers
Brazil
Aparece nas coleções:Simpósio Temático 07: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista

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