Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Fabiana Ferreira da-
dc.date.accessioned2025-04-03T21:03:56Z-
dc.date.available2025-04-03-
dc.date.available2025-04-03T21:03:56Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.identifier.citationSILVA, Fabiana Ferreira da; SOARES, Valéria Andrade. Educação de jovens e adultos (EJA): possíveis causas para a evazão escolar em uma escola municipal em Timon – MA. 2023. 51f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4601pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4601-
dc.description.abstractAccording to the Law of Guidelines and Bases of National Education (Law 9394/96) Youth and Adult Education is a teaching modality, aimed at individuals who have not completed basic schooling (Elementary School and High School). The present work has the general objective, to analyze the possible causes that take the students of the Youth and Adult Education to abandon the school. And having as specific objectives: to identify the difficulties faced by students when attending school; verify the role of the teacher and his teaching practice in the EJA modality; to investigate how Youth and Adult Education takes place in this modality and to propose an intervention proposal aiming to help teachers in the permanence of students in EJA. This study was based on bibliographical research and the methodology applied for this study was field research and a qualitative approach, with application of a locus intervention proposal. A questionnaire was used for data collection. Thus, the research is justified by the fact that it presents the importance of the history of EJA, also seeking to understand the reasons that result in the abandonment and re-entry in Youth and Adult Education and the reality experienced by the student with aspects related to the social, economic, and social scenario. professional. The performance of the teaching practice is fundamental for the EJA student to have an education that goes beyond the curricular knowledge, in this sense it is necessary that this teaching practice is aimed at this target audience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlunos(as) da EJApt_BR
dc.subjectEJA studentspt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectPráticas Docentept_BR
dc.subjectTeaching Practicespt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectAbandono - escolapt_BR
dc.subjectAbandonment - schoolpt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectPublic educationpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos (EJA): possíveis causas para a evazão escolar em uma escola municipal em Timon – MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSousa, Valéria Andrade de-
dc.contributor.advisor1Borges, Maria do Socorro de Resende-
dc.contributor.referee1Lima, Francisco Renato-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1372-5444pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152885404404790pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Eduardo José Lima de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7118-1097pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6533605033430241pt_BR
dc.description.resumoConforme, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino, voltada para indivíduos que não concluíram a escolarização básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O presente trabalho tem o objetivo geral, analisar as possíveis causas que levam os alunos da Educação de Jovens e Adultos abandonar a escola. E tendo como objetivos específicos: identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos ao frequentar a escola; verificar o papel do professor e sua prática docente na modalidade EJA; investigar como acontece a Educação de Jovens e Adultos nessa modalidade e propor uma proposta de intervenção objetivando auxiliar os professores na permanência dos alunos(as) na EJA. Este estudo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, e a metodologia aplicada para esse estudo foi uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, com aplicação de uma proposta de intervenção em lócus. Para coleta de dados foi utilizado questionário. Assim, a pesquisa justifica-se pelo fato de apresentar a importância da história da EJA, buscando também compreender os motivos que resultam no abandono e reingresso na Educação de Jovens e Adultos, e a realidade vivenciada pelo aluno com os aspectos relacionados ao cenário social, econômico e profissional. A atuação da prática docente é fundamental para que o aluno da EJA tenha uma formação que ultrapasse os conhecimentos curriculares, nesse sentido faz necessário que essa prática docente seja voltada para esse público-alvo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Timonpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIANA FERREIRA DA SILVA, VALÉRIA ANDRADE SOARES.pdf486.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.