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dc.creatorLima, Ivonete Cristina Campos-
dc.date.accessioned2025-04-03T20:09:39Z-
dc.date.available2025-04-03-
dc.date.available2025-04-03T20:09:39Z-
dc.date.issued2013-06-07-
dc.identifier.citationLIMA, Ivonete Cristina Campos. Repensando os oitocentos à educação e à sociedade na baixada Fluminense: olhares de investigação e pesquisa sobre Nova Iguaçu (18501890). In: SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA: IMPRESSOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX, 3., 2013, São Luís-MA. Anais [...]. São Luís: Universidade Estadual do Maranhão, 2013. Simpósio Temático 04: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4596pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4596-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.relation.ispartofSimpósio de História do Maranhão Oitocentista: Impressos no Brasil do Século XIXpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectOitocentospt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectEscravospt_BR
dc.subjectNova Iguaçupt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSchoolingpt_BR
dc.subjectEight hundredpt_BR
dc.subjectBlackspt_BR
dc.subjectSlavespt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleRepensando os oitocentos à educação e à sociedade na baixada Fluminense: olhares de investigação e pesquisa sobre Nova Iguaçu (18501890)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA proposta é apresentar a pesquisa realizada pelo PROAPE/UNIABEU- Rio de Janeiro - (2008-2010) sobre a escolarização da população da cidade iguaçuana nos oitocentos, especialmente, entre 1850-1990, no que diz respeito aos agentes sociais da região, ou seja, como se deu a inserção e a dinâmica da vida escolar para os negros escravos, libertos e brancos pobres. Portanto, esta comunicação oral é com o intuito de provocar reflexões, construções e/ou reconstruções significativas a partir da região da Baixada Fluminense e da localidade de Nova Iguaçu. Estes espaços primordiais ganham visibilidade na metodologia da oralidade que passa a ser o norte de "mãos múltiplas" para novas trilhas e abordagens dialéticas, no sentido de promover um diálogo historiográfico a partir da pesquisa de campo. Logo, para nós pesquisadores, a prática de interação dos saberes vivenciada na investigação tem como resultado conclusivo do porquê de tantos negros, mestiços e mulatos presentes não somente em Nova Iguaçu, mas, em toda região da Baixada Fluminense, enquanto sujeitos de sua própria história escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
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