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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4596
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Lima, Ivonete Cristina Campos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-03T20:09:39Z | - |
dc.date.available | 2025-04-03 | - |
dc.date.available | 2025-04-03T20:09:39Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-07 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Ivonete Cristina Campos. Repensando os oitocentos à educação e à sociedade na baixada Fluminense: olhares de investigação e pesquisa sobre Nova Iguaçu (18501890). In: SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA: IMPRESSOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX, 3., 2013, São Luís-MA. Anais [...]. São Luís: Universidade Estadual do Maranhão, 2013. Simpósio Temático 04: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4596 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4596 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Simpósio de História do Maranhão Oitocentista: Impressos no Brasil do Século XIX | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Oitocentos | pt_BR |
dc.subject | Negros | pt_BR |
dc.subject | Escravos | pt_BR |
dc.subject | Nova Iguaçu | pt_BR |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Schooling | pt_BR |
dc.subject | Eight hundred | pt_BR |
dc.subject | Blacks | pt_BR |
dc.subject | Slaves | pt_BR |
dc.subject | Historiography | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Repensando os oitocentos à educação e à sociedade na baixada Fluminense: olhares de investigação e pesquisa sobre Nova Iguaçu (18501890) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta é apresentar a pesquisa realizada pelo PROAPE/UNIABEU- Rio de Janeiro - (2008-2010) sobre a escolarização da população da cidade iguaçuana nos oitocentos, especialmente, entre 1850-1990, no que diz respeito aos agentes sociais da região, ou seja, como se deu a inserção e a dinâmica da vida escolar para os negros escravos, libertos e brancos pobres. Portanto, esta comunicação oral é com o intuito de provocar reflexões, construções e/ou reconstruções significativas a partir da região da Baixada Fluminense e da localidade de Nova Iguaçu. Estes espaços primordiais ganham visibilidade na metodologia da oralidade que passa a ser o norte de "mãos múltiplas" para novas trilhas e abordagens dialéticas, no sentido de promover um diálogo historiográfico a partir da pesquisa de campo. Logo, para nós pesquisadores, a prática de interação dos saberes vivenciada na investigação tem como resultado conclusivo do porquê de tantos negros, mestiços e mulatos presentes não somente em Nova Iguaçu, mas, em toda região da Baixada Fluminense, enquanto sujeitos de sua própria história escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Simpósio Temático 07: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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IVONETE CRISTINA CAMPOS LIMA - 3 SIMPÓSIO HIST. DO MARANHÃO OITOCENTISTA ST7 UEMA 2013.pdf | 202.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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