Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBogea, Amanda Marinho-
dc.creatorGonçalves, Pedro Gabriel Garreto-
dc.date.accessioned2025-04-03T13:57:35Z-
dc.date.available2025-04-03-
dc.date.available2025-04-03T13:57:35Z-
dc.date.issued2018-09-28-
dc.identifier.citationBOGÉA, Amanda Marinho; GONÇALVES, Pedro Gabriel. Os colégios do Almanak Oitocentista: um olhar sobre o estatuto do Collegio de N. S. da Soledade. In: SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA: RELIGIÃO, CULTURA E PODER, 5., 2018, São Luís. Anais [...]. São Luís: Universidade Estadual do Maranhão, 2018. Simpósio Temático: As instituições escolares no Maranhão oitocentista. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4593pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4593-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.relation.ispartofSimpósio de História do Maranhão Oitocentista: Religião, Cultura e Poderpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlmanak Oitocentista - Maranhãopt_BR
dc.subjectColégiospt_BR
dc.subjectMaranhão - século XIXpt_BR
dc.subjectMaranhão oitocentistapt_BR
dc.subjectHistória da educação - período provincialpt_BR
dc.subjectAlmanak Maranhensept_BR
dc.subjectEducação de meninaspt_BR
dc.subjectCollegio de N. S. da Soledadept_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectEducação maranhensept_BR
dc.subjectCultura impressapt_BR
dc.subjectPeriódicos maranhensespt_BR
dc.subjectHomens de letraspt_BR
dc.subjectCultura letrada - Brasilpt_BR
dc.subjectInstrução femininapt_BR
dc.subjectAlmanak Administrativo, Mercantil e Industrial - Maranhãopt_BR
dc.subjectColégios-internatospt_BR
dc.subjectModelo - educação femininapt_BR
dc.subjectAsilo - Santa Tereza - São Luíspt_BR
dc.subjectNineteenth Century Almanac - Maranhaopt_BR
dc.subjectCollegespt_BR
dc.subjectMaranhao - 19th centurypt_BR
dc.subject19th century Maranhãopt_BR
dc.subjectHistory of education - provincial periodpt_BR
dc.subjectAlmanac of Maranhaopt_BR
dc.subjectGirls' educationpt_BR
dc.subjectCollege of Our Lady of Solitudept_BR
dc.subjectSchool culturept_BR
dc.subjectMaranhao educationpt_BR
dc.subjectPrint culturept_BR
dc.subjectMaranhao newspaperspt_BR
dc.subjectMen of letterspt_BR
dc.subjectLiterate culture - Brazilpt_BR
dc.subjectFemale instructionpt_BR
dc.subjectAdministrative, Commercial and Industrial Almanac - Maranhaopt_BR
dc.subjectBoarding schoolspt_BR
dc.subjectModel - female educationpt_BR
dc.subjectNursing Home - Santa Teresa - Saint Louispt_BR
dc.titleOs colégios do Almanak Oitocentista: um olhar sobre o estatuto do Collegio de N. S. da Soledadept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar o funcionamento de um dos colégios representado nos Almanaks existentes na província do Maranhão no período oitocentista. Para isso será feito a apresentação dessas instituições que registradas nos Almanak entre os anos de 1858 a 1864, impressos apreendidos aqui como fonte primária da pesquisa. Os Almanaks apresentam-se como fonte riquíssima para história da educação do período provincial, uma vez que, como periódico de estatística, encontramos uma variedade de informações sobre a sociedade da época. O Almanak Maranhense traz em seu corpo vários dados sobre estes colégios de caráter particular, no que diz respeito ao seu: regimento, composição do quadro de professores, funcionamento, ano de fundação, ano de encerramento, bem como a organização das cadeiras oferecidas. O aporte deste estudo se centrará em uma pesquisa histórico-documental referenciado na história cultural. Priorizamos a instituição de educação de meninas collegio de N. S. da Soledade, que no período referenciado estava sob a direção de D. Maria Emilia Carmini, atentando-se desde o seu funcionamento ao seu Estatutos, sem perder de vista as subjacentes concepção de educação, o foco dessa educação e a relação com a valorização de preceitos morais e religiosos, onde a mulher obtinha o seu papel reafirmado pela cultura escolar como sendo submissa e responsável por afazeres domésticos a partir dos ofícios aprendidos no colégio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasil Impériopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
Aparece nas coleções:Simpósio Temático: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OS COLÉGIOS NO ALMANAK OITOCENTISTA - 5 SHMO ST AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES... UEMA 2018.pdfPDF213.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.