Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/455
Título: Análise faunística e nível de infestação de moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) em pomar comercial de goiaba (Psidium guajava L.) em São Luis – MA
Autor(es): Maciel, Alba Albertina Sarmento
Data do documento: 2011
Editor: UEMA
Resumo: Objetivou-se estudar a flutuação populacional da moscas-das-frutas e seu nível de infestação, nos frutos em pomar comercial de goiaba (Psidium guajava L.) cultivar “Paluma”, localizado na Vila Maranhão (São Luís-MA). Utilizou-se no período de fevereiro/2008 a janeiro/2009, frascos caça moscas, contendo proteína hidrolisada na proporção de 500 mL/10 litros de água. As coletas foram realizadas quinzenalmente. Para o nível de infestação, coletaram-se frutos durante esse mesmo período, que foram individualizados em recipientes plásticos com areia esterilizada, e mantidos em câmara climatizada (temperatura 25 ± 2°C, umidade relativa 70 ± 10% e fotoperíodo de 12 horas). Determinou-se a composição das espécies de moscas-das-frutas, a análise faunística de adultos de tephritidae e a correlação entre a flutuação populacional e os fatores climáticos medidos pelo coeficiente de Pearson (p < 0,05). A flutuação populacional foi estimada pelo índice MAD (Mosca/Armadilha/Dia) e os índices de infestação em pupários/kg de fruto e pupários/fruto. Foram coletados 2.901 indivíduos, sendo 2.328 coletados em armadilhas e 573 em frutos. As espécies encontradas foram: Anastrepha striata, Anastrepha obliqua, Anastrepha fraterculus, Anastrepha sororcula, Anastrepha distincta, Anastrepha zenildae e Anastrepha pickeli. A espécie A.striata se destacou como a mais freqüente, dominante e constante. Houve correlação negativa entre a temperatura média do ar e a ocorrência de moscas, correlação positiva para este fator e a umidade relativa do ar e a precipitação pluviométrica não influenciou no número de insetos capturados. Os níveis de infestação foram maiores nos mês de agosto, encontrando-se 231,2 pupas/kg e 26,42 pupas/fruto. Os valores elevados do índice de MAD (2,9) indicam alta prevalência de moscas no pomar em estudo e a necessidade de monitoramento constante dessa praga.
Palavras-chave: Análise faunística
Psidium guajava
Tephritidae
Agroecologia.
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALBA ALBERTINA SARMENTO MACIEL.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.