Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/452
Título: Avaliação da eficiência técnica de sistemas agrícolas cultivadas com uso da palha de carnaúba (Copernicia prunifera [Miller] H.E Moore) no semi-árido piauiense.
Autor(es): Macêdo, Francisca Nilcélia Alves
Data do documento: 2007-06-28
Editor: UEMA
Resumo: Uma fonte importante de matéria orgânica que pode ser fornecida ao solo é a cobertura morta, como a palha de carnaúba, por exemplo. A carnaubeira é uma palmeira abundante na região semi-árida piauiense, onde se destaca o extrativismo da carnaúba para comercialização da cera. A palha oriunda dessa extração pode ser aplicada na agricultura como cobertura morta, trazendo inúmeros benefícios ao solo. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo a avaliação da eficiência técnica de sistemas agrícolas cultivados com uso da palha de carnaúba no semi-árido piauiense. Foram aplicados questionários socioeconômicos com 17 famílias de produtores rurais no município de Aroeiras do Itaim-PI, entre agricultores que utilizaram a palha de carnaúba nos sistemas de cultivos anuais (feijão caupi, milho e arroz) e agricultores que não utilizaram a palha de carnaúba nos sistemas de cultivos anuais. A análise da eficiência técnica das unidades familiares foi feita através da aplicação de Análise de Envoltória de Dados (DEA). Constatou-se que os sistemas cultivados com uso da palha de carnaúba apresentaram maiores desempenhos econômicos e maior eficiência técnica.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Agroecologia
Cobertura morta
Matéria orgânica
Manejo do solo
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA NILCÉLIA ALVES MACÊDO.pdf232.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.