Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4508
Título: | Industria cultural e expressão artística em Theodor Adorno |
Título(s) alternativo(s): | Cultural industry and artistic expression in Theodor Adorno |
Autor(es): | Oliveira, Ana Deborah Ferreira de |
Orientador: | Oliveira Filho, Davi Galhardo |
Membro da Banca: | Barros, José Ygor De Almeida |
Membro da Banca: | Silva, José Roberto Carvalho da |
Data do documento: | 2025-01-20 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho constitui uma análise da crítica de Theodor Adorno à indústria cultural e suas propostas de resistência frente a essa. Assim, exploramos como a arte deixa de ser uma expressão autêntica dos anseios humanos para se tornar apenas mais um produto vendável, isto é, uma mercadoria a mais na sociedade capitalista contemporânea. Inicialmente, abordamos a influência do projeto iluminista na modernidade, destacando ainda como razão instrumental é utilizada de modo insidioso – posto que, embora ela promova avanços científicos significativos, em última instancia, acaba se tornando uma ferramenta de opressão. Na sequência, explorando as diferenças entre teoria tradicional e teoria crítica, com influência na aplicação social e política, demonstramos como essa última busca a emancipação humana através de um questionamento das estruturas ideológicas que sustentam essas configurações sociais. Além disso, pensaremos a teoria crítica e suas alegorias de resistência às seduções ideológicas e sua luta pela liberdade humana. No segundo momento, abordamos o conceito de indústria cultural conforme Adorno e seus pares, evidenciando o processo de mistificação e alienação que transforma a arte em produto de consumo, desprovido de seu potencial crítico e emancipatório. Por isso mesmo, examinamos também o caso do jazz, que, embora pareça autêntico, na leitura adorniana emerge moldado pela lógica capitalista, oferecendo experiências empobrecidas pelo consumo. Por fim, incorporamos a contribuição de Anselm Jappe ao debate em tela, uma vez que ele analisa a proposta concreta de Guy Debord, com destaque para o seu filme Hurlements en faveur de Sade (1952), como materialização dos anseios de Adorno. Jappe ressalta a relevância da abordagem crítica de Debord, destacando como sua arte se alinha aos princípios de resistência às estruturas opressoras e promove uma reflexão emancipatória próxima. Grosso modo, concluímos que a arte, quando orientada pela teoria crítica, pode desempenhar um papel positivo na resistência às estruturas de ocultação da realidade e na crítica social contemporânea |
Resumo: | This work constitutes an analysis of Theodor Adorno's criticism of the cultural industry and his proposals for resistance to it. Thus, we explore how art stops being an authentic expression of human desires and becomes just another salable product, that is, one more commodity in contemporary capitalist society. Initially, we address the influence of the Enlightenment project on modernity, also highlighting how instrumental reason is used in an insidious way – since, although it promotes significant scientific advances, it ultimately ends up becoming a tool of oppression. Next, exploring the differences between traditional theory and critical theory, with influence on social and political application, we demonstrate how the latter seeks human emancipation through questioning the ideological structures that support these social configurations. Furthermore, we will think about critical theory and its allegories of resistance to ideological seductions and its fight for human freedom. In the second moment, we approach the concept of cultural industry according to Adorno and his peers, highlighting the process of mystification and alienation that transforms art into a consumer product, devoid of its critical and emancipatory potential. For this reason, we also examine the case of jazz, which, although it appears authentic, in Adorn's reading emerges shaped by capitalist logic, offering experiences impoverished by consumption. Finally, we incorporate Anselm Jappe's contribution to the debate on screen, as he analyzes Guy Debord's concrete proposal, with emphasis on his film Hurlements en faveur de Sade (1952), as a materialization of Adorno's desires. Jappe highlights the relevance of Debord's critical approach, highlighting how his art aligns with the principles of resistance to oppressive structures and promotes a close emancipatory reflection. Roughly speaking, we conclude that art, when guided by critical theory, can play a positive role in resisting structures that conceal reality and in contemporary social criticism |
Palavras-chave: | Indústria cultural Teoria crítica Razão instrumental Alienação Emancipação Produto vendável Cultural industry Instrumental ratio Emancipation Critical theory Alienation Produto vendável |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Filosofia - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ANA DEBORAH FERREIRA DE OLIVEIRA - LICENCI. FILOSOFIA - UEMA 2025.pdf | PDF A | 452.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.