Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4480
Título: | Práticas e desafios da docência em educação física: um estudo sobre as metodologias do ensino nas escolas da zona urbana do município de Passagem Franca/MA |
Título(s) alternativo(s): | Practices and challenges of teaching physical education: a study on teaching methodologies in schools in the urban area of the municipality of Passagem Franca/MA |
Autor(es): | Bandeira, Maiary Luz |
Orientador: | Vasconcelos, Fabiana de Andrade Ferreira |
Membro da Banca: | Borges, Dângela Bezerra de Sena |
Membro da Banca: | Nolêto, Vanessa Lima |
Data do documento: | 2025-01-09 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A docência em Educação Física enfrenta desafios que impactam diretamente os processos de ensino e aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, este estudo teve como foco investigar as práticas e desafios enfrentados pelos professores de Educação Física nas escolas da Zona Urbana do Município de Passagem Franca/MA, com ênfase na análise das metodologias de ensino utilizadas. Considerando a importância do engajamento dos alunos e o alcance dos objetivos educacionais, o objetivo geral é o impacto das metodologias de ensino em Educação Física sobre os processos de ensino e aprendizagem dos professores nas escolas da Zona Urbana da rede municipal de Passagem Franca/MA. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa emprega uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos. Utilizando um delineamento transversal, a coleta de dados é realizada por meio de questionários distribuídos entre os professores de Educação Física da região. A escolha pela amostra não probabilística se justifica pela necessidade de focar especificamente na Zona Urbana, excluindo professores da Zona Rural devido a questões logísticas e diferenças contextuais. Os resultados mostraram que a metodologia mais utilizada é a demonstração (75%), influenciada principalmente pela disponibilidade de recursos materiais. A falta de infraestrutura adequada foi identificada como o maior desafio. A maioria dos professores (75%) acredita que a metodologia impacta a participação dos alunos, mas o engajamento foi classificado como médio. Além disso, 100% dos professores não participaram de capacitações nos últimos dois anos. O estudo conclui que a metodologia de ensino é afetada pela falta de recursos e capacitação, apontando a necessidade de investimentos em infraestrutura e formação docente |
Resumo: | Physical Education teaching faces challenges that directly impact the teaching and learning processes of students. In this sense, this study focused on investigating the practices and challenges faced by Physical Education teachers in schools in the Urban Zone of the Municipality of Passagem Franca/MA, with an emphasis on the analysis of the teaching methodologies used. Considering the importance of student engagement and the achievement of educational objectives, the general objective is to assess the impact of Physical Education teaching methodologies on the teaching and learning processes of teachers in schools in the Urban Zone of the municipal network of Passagem Franca/MA. To achieve this objective, the research employs a mixed approach, combining qualitative and quantitative methods. Using a cross-sectional design, data collection is carried out through questionnaires distributed among Physical Education teachers in the region. The choice of the non-probabilistic sample is justified by the need to focus specifically on the Urban Zone, excluding teachers from the Rural Zone due to logistical issues and contextual differences. The results showed that the most used methodology is demonstration (75%), influenced mainly by the availability of material resources. The lack of adequate infrastructure was identified as the biggest challenge. Most teachers (75%) believe that the methodology impacts student participation, but engagement was rated as average. Furthermore, 100% of teachers did not participate in training in the last two years. The study concludes that teaching methodology is affected by the lack of resources and training, highlighting the need for investments in infrastructure and teacher training |
Palavras-chave: | Educação Física Metodologia de Ensino Desafios na Educação Engajamento Physical education Challenges in Education Teaching Methodology Engagement |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Educação Física – São João dos Patos - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MAIARY LUZ BANDEIRA - EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA – SÃO JOÃO DOS PATOS UEMA 2024.pdf | PDF A | 296.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.