Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/447
Título: A ação do turismo nos Lençois Maranhenses: a Comunidade de São Domingos entre a tradição e a Modernidade.
Autor(es): Ramos, Carmem Barroso
Palavras-chave: Comunidade tradicional
Modernidade
Turismo
Socioespacial
Contradições
Data do documento: 2012
Editor: UEMA
Resumo: Esta dissertação analisa os processos de desenvolvimento socioeconômico da Região dos Lençóis Maranhenses e seus impactos socioculturais e ambientais sobre comunidades tradicionais. Desde a passagem da Petrobrás na década de sessenta do século XX e se intensificando com a construção da rodovia MA-402 em 2002, a região foi inserida no circuito nacional e internacional de turismo representando a chegada da modernidade. Para tanto foi escolhida a Comunidade de São Domingos no município de Barreirinhas-Ma como estudo de caso, na intenção de perceber as mudanças socioeconômicas e culturais vividas por esse segmento social frente a essa modernidade. O turismo de veraneio se destaca como fator principal das rupturas daquilo que são as permanências de práticas econômicas e socioculturais tradicionais. A especulação imobiliária, as relações de trabalho e as transformações socioespaciais são as principais consequências desses impactos ocorridas no processo de modernização. O cotidiano dessa comunidade foi alterado com a presença dos novos elementos de relações econômicas contemporâneas capitalistas. A dinâmica do desenvolvimento turístico que ocorre dentro desta comunidade sem um planejamento que leve em conta o desenvolvimento local torna irreversível a degradação sóciocultural e ambiental.
Descrição: 141 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sócioespacial e Regional) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2012.Orientador: Prof. Dr. José Henrique de Paula Borralho.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/447
Aparece nas coleções:MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOESPACIAL E REGIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARMEM BARROSO RAMOS.pdf3.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.