Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4466
Título: Entre projetos literários e políticos: a literatura de Gonçalves Dias e a identidade brasileira
Autor(es): Gonçalves, Márcia de Almeida
Faria, Andréa Camila de
Data do documento: 2013-06-07
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho procura analisar as relações entre o projeto do maranhense Antonio Gonçalves Dias de se tornar o “primeiro Poeta do Brasil", seu objetivo de conseguir um emprego na administração pública imperial e sua inserção nas sociabilidades políticas do Império, por meio de sua correspondência ativa. Entende-se que estas relações foram decisivas para seu reconhecimento como poeta e que elas eram intrínsecas ao jogo do poder no Império do Brasil. Nesse sentido, estamos considerando que os projetos pessoais de Gonçalves Dias, que eram ao mesmo tempo, literários, sociais e políticos, foram condicionados por suas redes de amizades, as quais, por sua vez, interferiram na construção e consolidação de sua memória, no ideário nacional, como poeta fundador da literatura brasileira no oitocentos.
Palavras-chave: Império
Brasil
Literatura
Poesia
História
Política
Identidade
Rio de janeiro
Empire
Brazil
Literature
Poetry
History
Politics
Identity
Aparece nas coleções:Simpósio Temático 04: História e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENTRE PROJETOS LITERÁRIOS E POLÍTICOS - 3 SIMPÓSIO HIST. DO MARANHÃO OITOCENTISTA ST4 UEMA 2013.pdf272.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.