Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/444
Título: Substâncias húmicas do solo e alelopatia de leguminosas arbóreas na germinação e no crescimento do milho (Zea Mays L.)
Autor(es): Siqueira, Hayla Devanne Santos
Data do documento: 2008
Editor: UEMA
Resumo: A alelopatia é um fenômeno no qual produtos do metabolismo secundário de um determinado vegetal são liberados, resultando em interações químicas que afetam, benéfica ou prejudicialmente, a germinação e o desenvolvimento de outras plantas. Os ácidos húmicos e fúlvicos do solo são importantes componentes abióticos da matéria orgânica do solo. Existem amplas evidências de que essas substâncias são absorvidas pelas plantas e incorporadas aos seus tecidos, onde elas podem interferir diretamente em diversos processos metabólicos podendo reduzir os efeitos alelopáticos sobre as culturas. A pesquisa foi dividida em dois experimentos. O primeiro, com o objetivo de investigar o potencial alelopático das leguminosas sombreiro (Clitoria fairchildiana) e leucena (Leucaena leucocephala) sobre a germinação de sementes e o crescimento de plântulas de milho. O segundo, com o intuito de tentar inibir o efeito alelopático do sombreiro, já comprovado, sobre o milho, utilizando as substâncias húmicas do solo. Para a avaliação do potencial alelopático, utilizaram-se extratos aquosos de folhas frescas de ambas as leguminosas, em diferentes concentrações (0%, 25%, 50%, 75% e 100%). Em ambos os experimentos, os testes de germinação e crescimento foram realizados com as sementes de milho dispostas em bandejas, sendo 50 sementes por bandeja. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com 9 tratamentos e 4 repetições, totalizando 36 bandejas e 1800 sementes. Para o teste de inibição da alelopatia, utilizou-se o extrato aquoso do sombreiro, nas concentrações 0%, 50% e 100%, misturadas a diferentes concentrações de ácidos fúlvicos e húmicos do solo (20%, 30% e 40%). O delineamento também foi inteiramente casualizado, com 21 tratamentos e 3 repetições, num total de 63 bandejas e 3150 sementes. O extrato de leucena não indicou diferenças significativas nos percentuais de plântulas normais, anormais e no comprimento de plântulas. Entretanto, observou-se um leve estímulo na germinação e no crescimento do milho. Efeitos prejudiciais moderados foram constatados apenas em altas concentrações do extrato e somente no comprimento das radículas e no peso seco de plântulas e radículas. O extrato de sombreiro exerceu efeito alelopático inibitório sobre a germinação das sementes e o crescimento das plântulas de milho, em todas as concentrações testadas. O fator determinante desse efeito foi a anormalidade de plântulas, constatada, principalmente, nas raízes atrofiadas. No geral, os ácidos fúlvicos e húmicos do solo mostraram-se eficientes em inibir a ação alelopática do sombreiro sobre o milho. Contudo, em algumas variáveis analisadas, notou-se que os ácidos fúlvicos demonstraram maior potencial inibitório dessa ação fitotóxica.
Palavras-chave: Alelopatia
Leguminosas
Substâncias húmicas
Milho
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HAYLA DEVANNE SANTOS SIQUEIRA.pdf3.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.