Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/434
Título: Influência do sombreamento parcial e da cobertura do solo sobre o desenvolvimento da planta de abacaxi gigante-de-Tarauacá.
Autor(es): Mendes, Emanuelly Melo de Oliveira
Data do documento: 2014-12-15
Editor: UEMA
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo estudar os efeitos do sombreamento e pleno sol, e de coberturas vegetais (casca de arroz, palha de babaçu e sem cobertura) no teor de clorofila, na emissão de fluorescência da clorofila a e na determinação de Nitrogênio total das folhas de plantas de abacaxi Ananas comosus var. comosus. O experimento foi conduzido na Comunidade Rural de Centrinho, localizada a 5 km da sede do município de Santa Rita, Ma. Localizado a uma latitude 03º14'37" Sul e a uma longitude 44º32'33" Oeste, estando a uma altitude de 28 m. A temperatura média anual é de 26,1oC e precipitação total anual de 2.290 mm. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 3 x 2 (três tipos de cobertura e dois sistemas de cultivo) com quatro repetições.. Em duas áreas A e B. Na área A o abacaxi foi consorciado com banana cv. Prata, plantada no espaçamento 5 x 2m. Na área B o abacaxi foi cultivado em regime de pleno sol. As áreas A e B foram subdivididas em três com 4 repetições cada, totalizando 24 parcelas. As determinações da eficiência fotoquímica e do teor de clorofila, ocorreram nos horários entre às 07:00 hs e 10:00 hs da manhã, tomando-se duas plantas da área útil de cada uma das 24 parcelas, totalizando 48 leituras. Para a determinação do Nitrogênio total das folhas das plantas de abacaxi tomou-se três plantas da área útil de todas as parcelas e as análise foram realizadas em laboratório por meio de digestão sulfúrica. Os parâmetros avaliados foram: F0 (fluorescência inicial), Fm (fluorescência máxima), Fv (fluorescência variável) e a relação Fv/Fm (rendimento quântico máximo do fotossistema II), o teor de clorofila, biometria das plantas e dos frutos e o Nitrogênio total das plantas. Em todos esses parâmetros apresentados neste trabalho o tratamento consorciado com banana e com cobertura vegetal de casca de arroz apresentou resultados significativos pelo teste de Tukey em relação aos demais cinco outros tratamentos.
Palavras-chave: Abacaxi gigante
Clorofila
Nitrogênio
Eficiência fotoquímica
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMANUELLY MELO DE OLIVEIRA MENDES.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.