Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luis Henrique Lustosa da-
dc.date.accessioned2025-02-27T18:30:55Z-
dc.date.available2025-02-27T18:30:55Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationSILVA, Luis Henrique Lustosa da. Educação especial: um direito que precisa ser conhecido pela comunidade escolar. 2024. 66f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4333pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4333-
dc.description.abstractSpecial education in the education network has promoted the social development of students with disabilities and their families. Basic knowledge of laws and rights regarding special education is a means of ensuring a better quality of life. These rights are often not enjoyed due to a lack of knowledge about legal devices. The inclusion of students with disabilities in regular education is a challenge for schools and families. In this context, this work investigates the school community's perception of the laws and rights of special education in a municipal school in São Luís. To this end, we carried out a survey of the Brazilian and Maranhão legal apparatus, which guided the development of the education network, from the perspective of inclusion. Since the Federal Constitution of 1988, to the present day, the relationship between family, State and public policies is explored, highlighting the influence of these agents on social promotion. By conducting interviews with the school community, we verified the group's low perception of the laws and rights of special education. This understanding of the research agents is directly related to each person's experience in society. In this way, we seek to raise awareness among the school community about laws that guarantee inclusion and empowerment. The results show the need for the participation of the school community to overcome the challenges in the daily lives of children with disabilities. A conscious community guarantees more benefits for its surroundings.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.subjectDireito Civilpt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.subjectEmpowermentpt_BR
dc.subjectCivil Lawpt_BR
dc.titleEducação especial: um direito que precisa ser conhecido pela comunidade escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSILVA, L. H. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8693400249300167pt_BR
dc.contributor.advisor1Camêlo, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.advisor1IDCAMÊLO, J. C. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3583-6866pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117pt_BR
dc.contributor.referee1Messias, Bianca Trindade-
dc.contributor.referee1IDhttp://lattes.cnpq.br/2097276648664823pt_BR
dc.contributor.referee1LattesMESSIAS, B. T.pt_BR
dc.contributor.referee2Cirino, Raissa Gabrielle Vieira-
dc.contributor.referee2IDCIRINO, R. G. V.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9924974769240080pt_BR
dc.description.resumoA educação especial na rede de ensino tem promovido o desenvolvimento social de alunos com deficiência e de seus familiares. O conhecimento básico das leis e direitos sobre a educação especial é um meio de garantir melhor qualidade de vida. Muitas vezes esses direitos não são usufruídos pela falta de conhecimento sobre os aparatos legais. A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular é um desafio para as escolas e para as famílias. Nesse contexto, esse trabalho investiga a percepção da comunidade escolar sobre as leis e direitos da educação especial numa escola da rede municipal de São Luís. Para tal, fizemos um levantamento dos aparatos legais brasileiro e maranhense, que nortearam o desenvolvimento da rede de ensino, a partir da perspectiva da inclusão. Desde a Constituição Federal de 1988, até os dias atuais, a relação entre família, Estado e políticas públicas é explorada, destacando a influência desses agentes na promoção social. Através da realização de entrevistas com a comunidade escolar, constatamos a baixa percepção do grupo sobre as leis e direitos da educação especial, essa compreensão sobre os agentes da pesquisa está relacionada diretamente com a vivência de cada um na sociedade. Dessa forma, buscamos sensibilizar a comunidade escolar para o conhecimento de leis que garantem a inclusão e o empoderamento. Os resultados mostram a necessidade da participação da comunidade escolar para superar desafios no cotidiano das crianças com deficiência. Uma comunidade consciente, garante mais benefícios para o seu entorno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqTópicos Específicos de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - LUIS HENRIQUE LUSTOSA DA SILVA - HISTÓRIA UEMA 2024.pdfPDF861.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.