Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4327
Título: | A educação musical terapêutica aliada à musicoterapia: contribuições para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista TEA |
Título(s) alternativo(s): | Therapeutic music education combined with music therapy: contributions to the development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) |
Autor(es): | Santos, Cleiton Jadson Menezes dos |
Orientador: | Gonçalves, Elisângela Moraes |
Membro da Banca: | Gonçalves, Elisângela Moraes |
Membro da Banca: | Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de |
Membro da Banca: | Gomes, Albiane Oliveira |
Data do documento: | 2025 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise sobre a relevância da educação musical terapêutica aliada à musicoterapia para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O seu objetivo geral é analisar a Educação Musical como intervenção terapêutica e pedagógica no desenvolvimento de crianças com TEA. Dos pressupostos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica no acervo do curso de Música Licenciatura presencial da Universidade Estadual do Maranhão, e, posteriormente, nas bases de dados do Google Acadêmico, Scielo (Scientific Electronic Library Online), e demais repositórios virtuais de Música e Pedagogia, a sustentar a pesquisa de campo, em uma Clínica de Apoio Multidisciplinar de São Luís – MA, com uma criança em fase pré-escolar e com TEA. Os dados foram analisados por uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa de campo e pesquisa participativa. Constatou-se que a Educação Musical pode ser utilizada como instrumento de intervenção terapêutica e pedagógica, pois promove experiências às crianças com TEA que lhes são essenciais para a melhoria de suas habilidades sociais, cognitivas, permitindo o desenvolvimento da comunicação verbal ou não verbal, desde que sejam utilizadas técnicas musicoterapêuticas compatíveis com os pontos a serem desenvolvidos, a fazerem parte de um plano individualizado, com definição das estratégias e tempo de sessão necessários para que os propósitos de aprendizado sejam alcançados. Logo, a música, com base nas particularidades da criança com TEA, visa à construção de uma rotina de aprendizagem favorável à superação/amenização de suas dificuldades nos diferentes ambientes que participa socialmente, entre as quais a família e a escola |
Resumo: | This paper presents an analysis of the relevance of therapeutic music education combined with music therapy for children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Its general objective is to analyze Music Education as a therapeutic and pedagogical intervention in the development of children with ASD. The methodological assumptions used were bibliographic research in the collection of the in-person Music Degree course at the State University of Maranhão, and later in the databases of Google Scholar, Scielo (Scientific Electronic Library Online), and other virtual repositories of Music and Pedagogy, to support the field research, in a Multidisciplinary Support Clinic in São Luís - MA, with a preschool child with ASD. The data were analyzed using a qualitative approach, through field research and participatory research. It was found that Music Education can be used as a therapeutic and pedagogical intervention tool, as it provides children with ASD with experiences that are essential for improving their social and cognitive skills, allowing the development of verbal or nonverbal communication, as long as music therapy techniques compatible with the points to be developed are used, and are part of an individualized plan, with definition of the strategies and session time necessary for the learning purposes to be achieved. Therefore, music, based on the particularities of children with ASD, aims to build a learning routine that is favorable to overcoming/alleviating their difficulties in the different environments in which they participate socially, including the family and school |
Palavras-chave: | Educação Musical Transtorno do Espectro Autista Intervenção terapêutica Intervenção pedagógica Relevância da educação musical terapêutica Musicoterapia Curso de Música Licenciatura presencial da Universidade Estadual do Maranhão Music Education Autism Spectrum Disorder Therapeutic Intervention Pedagogical Intervention Relevance of Therapeutic Music Education Music Therapy Music Course - Bachelor's Degree in the Maranhão State University |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - CLEITON JADSON MENEZES DOS SANTOS - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2025.pdf | PDFA | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.