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Título: “Na gira da umbanda”: exercício etnográfico sobre expressões de afrorreligiosidade na “fronteira” e no Terreiro da Cabocla Jurema em Tabatinga, Amazonas
Título(s) alternativo(s): “Na gira da umbanda”: an ethnographic exercise on expressions of Afro-religiosity on the “border” and at Terreiro da Cabocla Jurema in Tabatinga, Amazonas
“Na gira da umbanda”: ​​ejercicio etnográfico sobre expresiones de afroreligiosidad en la “frontera” y en Terreiro da Cabocla Jurema en Tabatinga, Amazonas
Autor(es): Silva, Reginaldo Conceição da
Orientador: Marin, Rosa Elizabeth Acevedo
Membro da Banca: Almeida, Alfredo Wagner Berno de
Membro da Banca: Ferretti, Mundicarmo Maria Rocha
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: “Gira” é uma expressão usada pelos praticantes da Umbanda para designar Festa. É festejando que os afrorreligiosos evidenciam a Religião anunciada no estado do Rio de Janeiro, início do século XIX, pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas. Formada, genericamente, a partir dos credos católicos espíritas e do culto aos Orixás - a Umbanda também absorve as expressões de religiosidades no espaço onde é praticada em comunhão com as crenças “minoritárias” do lugar onde se manifesta. No Amazonas, constata-se que há insuficiência de estudos referente às religiões afro-brasileiras, sobretudo, no contexto específico de cidades localizadas entre as fronteiras nacionais, como é o caso de Tabatinga, situada na fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. Nosso objetivo consistiu em realizar um exercício etnográfico sobre as expressões de afrorreligiosidade na “fronteira” e no Terreiro da Cabocla Jurema em Tabatinga, em uma situação específica de celebração ritual festiva, denominada pelos nossos interlocutores de “Gira de Umbanda para Caboclos”, diferenciando assim das demais maneiras de cultuar as Entidades que alicerçam a Religião, tais como: “Gira” para Preto-Velho, Erê, Mestres, Encantados, Orixás e Santos. Ou ainda, “Gira” de Desenvolvimento e “Gira” de Aniversário. O estudo foi realizado entre os anos de 2013 a 2015, após percorrer os Terreiros de Tambor de Mina e de Umbanda localizados em bairros dessa cidade, onde a realização de “Giras” É mais corriqueira, permitindo assim evidenciar, por meio de uma maior convivência pontual com Pais, Mães e Filhos de Santos, as diversas práticas que permitem os agentes construírem a sua identidade afrorreligiosa, seja pelo ato de cultuar Entidades; seja pelo uso de recursos divinatórios; seja por acionar saberes mágicoreligiosos na interface entre o sagrado e profano; ou ainda, como resistência de vivencia em Terreiro em face a atos de perseguição e intolerância religiosa.
Palavras-chave: Religião afrobrasileira
Identidade afrobrasileira - umbanda
Umbanda
Fronteira - Umbanda
Gira - Umbanda
Etnografia
Afrorreligiosidade na fronteira
Terreiro da Cabocla Jurema - Tabatinga - AM
Gira de Umbanda para caboclos
Terreiros de tambor de mina
Terreiros de umbanda
Religião de matriz africana - umbanda
Festa - Umbanda
Caboclo - Umbanda
Terreiro de Mãe Lúcia - ação militar
Resistência - Umbanda - Tabatinga - AM
Tabatinga - AM - terreiros de umbanda
Mãe Lúcia - Umbanda
Pai Jairo - Umbanda
Pesquisa etnográfica
Religión afrobrasileña
Identidad afrobrasileña - Umbanda
Etnografía
Afroreligiosidad en la frontera
Casa de culto - umbanda
Casa de culto - tambores de mina
Religión africana - Umbanda
Resistencia - Umbanda - Tabatinga - AM
Tabatinga - AM - Umbanda - casas de culto
Investigación etnográfica
Afro-Brazilian religion
Afro-Brazilian identity - Umbanda
Ethnography
Afro-religiosity on the border
House of worship of Cabocla Jurema - Tabatinga - AM
Mina drum temples
Umbanda temples
African-based religion - Umbanda
Party - Umbanda
Resistance - Umbanda - Tabatinga - AM
Ethnographic research
Aparece nas coleções:Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia - CCSA - Dissertações

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