Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4306
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Victória Katharine Pio | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-25T18:00:34Z | - |
dc.date.available | 2025-02-25 | - |
dc.date.available | 2025-02-25T18:00:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-02 | - |
dc.identifier.citation | Costa, Victória Katharine Pio. Escravidão negra do Brasil: Abordagem do conteúdo nos livros didáticos de História aprovados pelo PNLD (2024-2027). 2024. 63f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4306 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4306 | - |
dc.description.abstract | This monographic work aims to carry out a content analysis on black slavery in Brazil in elementary school History textbooks that were approved by the National Book and Teaching Material Program (PNLD 2024-2027). The PNLD is a program linked to the Ministry of Education that aims to distribute and evaluate books and teaching materials free of charge to public schools throughout Brazil. This program is updated every 3 years, so new books must go through a broad evaluation system and content updates, following the development of research and discussions, both academic and social, in each area. Therefore, an analysis was made of the 14 books selected by this program, observing the concepts used in the field of study on slavery, such as resistance, everyday life, abolition, the structuring of this content within the books and its relationship with other themes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | PNLD | pt_BR |
dc.subject | Escravidão | pt_BR |
dc.subject | Ensino Básico | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Movimentos negros | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject | Slavery | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | pt_BR |
dc.subject | Black movements | pt_BR |
dc.subject | Basic Education | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.subject | Public policy | pt_BR |
dc.title | Escravidão negra do Brasil: Abordagem do conteúdo nos livros didáticos de História aprovados pelo PNLD (2024-2027) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | http://lattes.cnpq.br/5594408257793345 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5594408257793345 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ximendes, Carlos Alberto | - |
dc.contributor.advisor1ID | XIMENDES, C. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8223675574026944 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Messias, Bianca Trindade | - |
dc.contributor.referee1ID | MESSIAS, B. T. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2097276648664823 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Martins, Carolina Christiane de Souza Martins | - |
dc.contributor.referee2ID | MARTINS, C. C. S. M. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5466532892615835 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico tem como finalidade realizar uma análise do conteúdo sobre a escravidão negra no Brasil nos livros didáticos de História do ensino fundamental que foram aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD 2024-2027). O PNLD é um programa vinculado ao Ministério da Educação que tem como objetivo a distribuição e avaliação de livros e materiais didáticos de forma gratuita para as escolas públicas de todo o Brasil. Esse programa é atualizado a cada 3 anos, dessa forma os novos livros deverão passar por um amplo sistema de avaliação e por atualizações no conteúdo, acompanhando o desenvolvimento das pesquisas e discussões, tanto acadêmicas como sociais, de cada área. Por isso, foi feito a análise dos 14 livros selecionados por esse programa, observando os conceitos utilizados dentro do campo de estudo sobre a escravidão, como resistência, cotidiano, abolição, a estruturação desse conteúdo dentro dos livros e a sua relação com outros temas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História do Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - VICTORIA KATHARINE PIO COSTA - HISTÓRIA UEMA 2024.pdf | 398.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.