Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4305
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Eduarda Gaspar da-
dc.date.accessioned2025-02-25T17:30:17Z-
dc.date.available2025-02-25T17:30:17Z-
dc.date.issued2024-04-02-
dc.identifier.citationSilva, Maria Eduarda Gaspar da. A representação das mulheres na primeira república (1889-1930) no livro didático: história, sociedade e cidadania de Alfredo Boulos. 2024. 68f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4305pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4305-
dc.description.abstractThis work presents an analysis of the representations of women in historical narratives about the First Brazilian Republic published in the textbook History, Society and Citizenship (9th year) authored by Alfredo Boulos (2018), approved for the PNLD 2020. It is intended to this analysis, discuss and problematize the meanings, values, interests, functions and conditions of insertion of these representations in didactic narratives and in history teaching. The book analyzed presents innovations in bringing women as protagonists of History, however it still maintains certain silences and problems in the way it inserts women in History. This research will address elements about women's history and how it is represented in the aforementioned teaching manual, through content and illustrations. Thus, the aim is to highlight the importance of expressing this theme in textbooks to promote the formation of identities in history teaching, seeking to break with violence and gender prejudice in all social spheres, so that there is an education without inequalities and equal to all social groups.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectPrimeira Repúblicapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.titleA representação das mulheres na primeira república (1889-1930) no livro didático: história, sociedade e cidadania de Alfredo Boulospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSILVA, M. E. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7490082192595456pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sandra Regina Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9590-8334pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, S. R. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855pt_BR
dc.contributor.referee1Abrantes, Elizabeth Sousa-
dc.contributor.referee1IDABRANTES, E. S.pt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4087-0057pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7559467621216584pt_BR
dc.contributor.referee2Messias, Bianca Trindade-
dc.contributor.referee2IDMESSIAS, B. T.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2097276648664823pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise das representações das mulheres nas narrativas históricas sobre a Primeira República brasileira veiculadas no livro didático História, Sociedade e Cidadania (9° ano) de autoria de Alfredo Boulos (2018), aprovado para o PNLD 2020. Pretende-se com essa análise, discutir as formas de representação das mulheres na Primeira República (1889-1930), no livro didático: História, sociedade e cidadania, do autor Alfredo Boulos (2018), nos aspectos civis, sociais e político. O livro analisado apresenta inovações ao trazer mulheres como protagonistas da História, porém ainda mantém certos silenciamentos e problemáticas no modo como insere as mulheres na História. Essa pesquisa abordará elementos acerca da história das mulheres e em como ela estão sendo representadas no manual didático já mencionado, através dos conteúdos e ilustrações. Assim, pretende-se nesse trabalho evidenciar a importância da manifestação dessa temática nos livros didáticos para promover ao ensino de história a formação das identidades, buscando romper com as violências e preconceitos de gênero em todas as esferas sociais, para que haja uma educação sem desigualdades e igualitária a todos os grupos sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - MARIA EDUARDA GASPAR DA SILVA - HISTÓRIA UEMA 2024.pdfPDF712.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.