Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Isabel Thamires de-
dc.date.accessioned2025-02-07T19:54:20Z-
dc.date.available2025-02-07-
dc.date.available2025-02-07T19:54:20Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationMORAES, Isabel Thamires. Educação e relações étnico-raciais : as contribuições das práticas pedagógicas para a construção da identidade de crianças afrodecendentes na educação infantil. 2024. 48f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4267pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4267-
dc.description.abstractEl presente estudio se propone entender la temática relativa al aporte de las prácticas pedagógicas en lo que respecta a la construcción de la identidad de los niños afrodescendientes en la Educación Infantil, a partir de la siguiente pregunta problema “¿Cuáles son los aportes de las prácticas pedagógicas?” ¿A la construcción de la identidad de la niñez afrodescendiente en la educación infantil?” El objetivo general de esta investigación es comprender los aportes de las prácticas pedagógicas como mecanismo de afirmación de la identidad de los niños afrodescendientes en la educación infantil. Los objetivos específicos fueron los siguientes: identificar prácticas y estrategias de docentes de educación infantil orientadas al protagonismo negro en la construcción histórica de la sociedad brasileña; discutir cómo la construcción de identidad contribuye al desarrollo del proceso de enseñanza-aprendizaje de niños negros en educación infantil; analizar cómo la(s) ley(es) educativa(s) 10.639/2003 y 11.645/2008 están siendo trabajadas y/o implementadas en las prácticas de los docentes investigados. Como enfoque metodológico se utilizó la investigación cualitativa, así como una investigación de campo y una entrevista semiestructurada realizada a la directora de la clase del segundo periodo. El análisis de los datos se realizó mediante el método de análisis de contenido, propuesto por Bardin (2016). Para ello, la investigación contó con el apoyo teórico de Almeida (2019), Carneiro (2020), Nascimento (2016), Davis (2016), Malafaia (2018), Bauman (2005), Munanga (2016), entre otros.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectRelações étnicos-raciaispt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectAfrodescendentespt_BR
dc.subjectAfro-descendantspt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectStrategiespt_BR
dc.subjectSociedade brasileirapt_BR
dc.subjectBrazilian societypt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleEducação e relações étnico-raciais: as contribuições das práticas pedagógicas para a construção da identidade de crianças afrodescendentes na educação infatilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9122510088130154pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Emanuella Geovana Magalhães de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2709397814332686pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Eduardo José Lima de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7118-1097pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6533605033430241pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Willame Carvalho-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8974-1619pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227887219640956pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo se propõe a entender a temática no que concerne a contribuição das práticas pedagógicas no que se refere à construção da identidade de crianças afrodescendentes na Educação Infantil, partindo da seguinte questão problema “Quais são as contribuições das práticas pedagógicas para a construção da identidade de crianças afrodescendentes na educação infantil?”. O objetivo geral desta pesquisa consiste em compreender as contribuições das práticas pedagógicas como mecanismo de afirmação identitária de crianças afrodescendentes na educação infantil. Os objetivos específicos foram os seguintes: identificar práticas e estratégias dos professores da educação infantil voltadas para o protagonismo negro na construção histórica da sociedade brasileira; discutir como a construção identitária contribui no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem das crianças negras na educação infantil; analisar como a(s) lei(s) educacional(is) 10.639/2003 e 11.645/2008 estão sendo trabalhadas e/ou efetivadas nas práticas dos professores pesquisado. Como percurso metodológico, foi utilizada a pesquisa qualitativa, bem como uma pesquisa de campo e uma entrevista semiestruturada realizada com a professora titular da turma do segundo período. A análise de dados foi realizada a partir do método de análise de conteúdo, proposto por Bardin (2016). Para tanto, a pesquisa teve como suporte teórico: Almeida (2019), Carneiro (2020), Nascimento (2016), Davis (2016), Malafaia (2018), Bauman (2005), Munanga (2016), dentre e outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Timonpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABEL THAMIRES DE MORAES.pdf569.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.