Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4262
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreire, Rosa Fernanda Costa Machado-
dc.date.accessioned2025-02-06T20:03:00Z-
dc.date.available2025-02-06-
dc.date.available2025-02-06T20:03:00Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.citationFREIRE, Rosa Fernanda Costa Machado. O papel do lúdico como estímulo no processo de alfabetização e letramento de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. 2024. 57f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4262pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4262-
dc.description.abstractConsidering the complexity of learning reading, writing and literacy skills, the objective was to investigate how playfulness can contribute to these processes, especially with children in the 1st year of Elementary School. To theoretically support this study, we turned to authors such as Soares (2005, 2009, 2014, 2016, 2020), Ferreiro (2011), Kleiman (2005), Rau (2013), among others. The empirical context was an elementary school in the Municipal Education Network of Timon-Ma. The data were obtained through classroom observations, a semi- structured interview carried out with a 1st year elementary school teacher from the Municipal Education Network of Timon-Ma and playful practices carried out by the researcher. Among the results, through observations and interviews, we point out the need for teachers to understand the contributions of play to this crucial stage in a child's life, so that its use in the classroom is frequent, aiming to add knowledge through activities different and fun. The results of the playful practices developed by the researcher proved that play, as a pedagogical resource, is a stimulus for the development of literacy and literacy, through the different types of language it contemplates, not limited to the textbook. It is concluded, therefore, that the integration of play into the teaching of reading, writing and literacy skills provides several benefits to students, given the challenges they face during this cycle. This allows the literacy teacher to use enriching proposals that stimulate students, resulting in greater attention, creativity, participation, autonomy, among other aspects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary Educationpt_BR
dc.subjectRede Municipal de Ensinopt_BR
dc.subjectMunicipal Education Networkpt_BR
dc.subjectTimon-MApt_BR
dc.subjectTimon-MApt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectPlayfulpt_BR
dc.titleO papel do lúdico como estímulo no processo de alfabetização e letramento de crianças do 1º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9671580422344500pt_BR
dc.contributor.advisor1Deus, Adélia Meireles de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3906-6886pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2500071749626492pt_BR
dc.contributor.referee1Maciel, Maria do Socorro Batista Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3008430185745664pt_BR
dc.contributor.referee2Correia, Rosanne Pereira de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8451142198367506pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a complexidade da aprendizagem da leitura, escrita e habilidades de letramento, objetivou-se investigar de que maneira a ludicidade pode contribuir com esses processos, especialmente com crianças do 1o ano do Ensino Fundamental. Para embasar teoricamente este estudo, recorremos a autores como Soares (2005, 2009, 2014, 2016, 2020), Ferreiro (2011), Kleiman (2005), Rau (2013), entre outros. O contexto empírico foi uma escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Timon-Ma. Os dados foram obtidos por meio de observações da sala de aula, entrevista semiestruturada realizada com uma professora do 1o ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Timon-Ma e práticas lúdicas realizadas pela pesquisadora. Entre os resultados, por meio das observações e entrevistas, apontamos a necessidade de os professores compreenderem as contribuições do lúdico para esta etapa crucial na vida da criança, de modo que seu uso em sala de aula seja frequente, visando agregar conhecimento por meio de atividades diferenciadas e divertidas. Os resultados das práticas lúdicas desenvolvidas pela pesquisadora comprovaram que o lúdico, como recurso pedagógico, é um estímulo para o desenvolvimento da alfabetização e do letramento, por meio dos diferentes tipos de linguagem que ele contempla, não se limitando ao livro didático. Conclui-se, portanto, que a integração do lúdico ao ensino da leitura, escrita e habilidades de letramento proporciona diversos benefícios aos alunos, diante dos desafios que enfrentam durante este ciclo. Isso possibilita que o professor alfabetizador utilize propostas enriquecedoras que estimulem os alunos, resultando em maior atenção, criatividade, participação, autonomia, entre outros aspectos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Timonpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSA FERNANDA COSTA MACHADO FREIRE.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.