Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4254
Título: | A importância do lúdico na educação infantil: um estudo bibliográfico |
Autor(es): | Lopes, Maria Alice da Silva |
Orientador: | Costa, Marina Marcos |
Membro da Banca: | Oliveira, Maria do Socorro Brito de |
Membro da Banca: | Deus, Adélia Meireles de |
Data do documento: | 2024-03-21 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O estudo aborda o tema sobre a importância do lúdico na educação infantil: um estudo realizado através de uma pesquisa bibliográfica. Tem como objetivo geral descobrir a Importância do Lúdico na Educação Infantil e como objetivos específicos discorrer sobre o lúdico na aprendizagem e desenvolvimento da criança, identificando os vários jogos existentes e apontando as várias atividades lúdicas para os professores de Educação Infantil. A escolha do tema justifica-se por ter percebido no campo de pesquisa, a importância do brincar no ensino e aprendizagem da criança. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a pesquisa bibliográfica fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites que abordam a temática sobre o Lúdico na Educação Infantil. A pesquisa revelou que o lúdico é de que o lúdico é de suma importância para o desenvolvimento da aprendizagem infantil. Pois é brincando, jogando, que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e entrar em uma relação cognitiva com o mundo de eventos, pessoas, coisas e símbolos. |
Resumo: | The study addresses the theme of the importance of playfulness in early childhood education: a study conducted through bibliographic research. Its general objective is to discover the importance of playfulness in early childhood education, and its specific objectives are to discuss playfulness in children's learning and development, identifying various existing games and pointing out several playful activities for early childhood educators. The choice of the theme is justified by the perceived importance of play in the teaching and learning process of children in the research field. For the development of the research, bibliographic research was used, based on the reflection from reading books, articles, magazines, and websites that address the theme of playfulness in early childhood education. The research revealed that playfulness is of utmost importance for the development of children's learning. Because it is through playing, engaging in games, that a child reveals their cognitive, visual, auditory, tactile, and motor state, their way of learning, and entering into a cognitive relationship with the world of events, people, things, and symbols. |
Palavras-chave: | Lúdico Playful Brincar To play Educação Infantil Early Childhood Education Aprendizagem Learning Criança Child Leitura Reading Ensino Teaching |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA ALICE DA SILVA LOPES.pdf | 266.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.