Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4153
Título: Novas metodologias no ensino da física: integração entre teoria e prática no programa residência pdagógica
Título(s) alternativo(s): New methodologies in teaching physics: integration between theory and practice in the teaching residency program
Autor(es): Cardoso, Regis Erberth de Almeida
Orientador: Serra, Ediomar Costa
Membro da Banca: Serra, Ediomar Costa
Membro da Banca: Barros, Pedro Henrique Macedo
Membro da Banca: Silva Neto, José Ferreira da
Data do documento: 2024-08-30
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho relata a experiência adquirida durante a execução do Programa Residência Pedagógica 2022-2024, do núcleo de Física da UEMA, Campus Caxias. O objetivo central é explorar e discutir novas metodologias de ensino observadas e aplicadas ao longo do período de residência, abordando a integração entre teoria e prática, fundamental para a formação de professores. A pesquisa foca na implementação de metodologias inovadoras para tornar o ensino de Física mais dinâmico e significativo, frente aos desafios da disciplina. Foram destacadas três abordagens principais: sequência didática, teatro científico e feira de ciências, que se mostraram eficazes na promoção de uma aprendizagem mais engajadora e crítica. Para avaliar o impacto dessas metodologias, foram aplicados questionários aos alunos participantes, cujos resultados indicaram uma melhora significativa na compreensão dos conceitos físicos e no interesse pela disciplina
Resumo: This paper reports on the experience acquired during the execution of the Pedagogical Residency Program 2022-2024, of the Physics center of UEMA, Campus Caxias. The main objective is to explore and discuss new teaching methodologies observed and applied throughout the residency period, addressing the integration between theory and practice, fundamental for teacher training. The research focuses on the implementation of innovative methodologies to make Physics teaching more dynamic and meaningful, in the face of the challenges of the discipline. Three main approaches were highlighted: didactic sequence, scientific theater and science fair, which proved to be effective in promoting more engaging and critical learning. To evaluate the impact of these methodologies, questionnaires were applied to the participating students, the results of which indicated a significant improvement in the understanding of physics concepts and in the interest in the discipline
Palavras-chave: Residência Pedagógica
Ensino de Física
Metodologias inovadoras
Sequência didática
Teatro científico
Avaliação por questionários
Feira de ciências
Pedagogical Residency
Physics Teaching
Innovative methodologies
Didactic sequence
Scientific theater
Science fair
Questionnaire assessment
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Física - Caxias UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - REGIS ERBERTH DE ALMEIDA CARDOSO - CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA CAXIAS UEMA 2024.pdfPDFA679.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.