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Título: Circuito Fluvio Marítimo na Baía de São Marcos
Título(s) alternativo(s): River-Maritime Circuit in the Bay of São Marcos
Autor(es): Cantanhede, José de Ribamar Mendes
Orientador: Souza, Alex Oliveira de
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Ao longo do tempo o homem procurou meios de se estabelecer sobre o meio em que vive, utilizando o espaço físico do seu entorno para diversos fins, tais como moradia, sobrevivência, lazer, dentre outros. Partindo do principio que lazer faz parte da vida dos seres humanos, pois é um dos requisitos da vida que proporciona prazer, liberdade, sensação de bem estar, dentre outros benefícios, propõe-se a implantação de um Circuito Fluvio-marítimo na Baía de São Marcos, com o objetivo de aproveitar a barreira hidrográfica existente entre a Ponta d’Areia, o aterro do Bacanga (Beira-Mar), o Sítio Tamancão e a Praia da Guia para promover a interconexão destes quatro pontos, tornando-os de uso comum através da prática do lazer e do turismo, fazendo com que assim essas áreas interajam com a cidade e por fim agregue valor a estes espaços de maneira economicamente sustentável, socialmente mais justa e ecologicamente equilibrada através da preservação destes espaços e de seu entorno. Os locais foram escolhidos em virtude da atual situação que se encontram, apresentando como característica em comum o mal uso de alguns espaços públicos localizados nestas áreas, ficando a mercê da especulação imobiliária, do descaso do poder público, e ainda latentes problemas sócioambientais.
Resumo: Over time the man sought ways to establish on the environment they live in, using the physical space of their surroundings for various purposes, such as housing, survival, leisure, among others. Assuming that leisure is part of the life of human beings, it is a requirement of life that gives pleasure, freedom, sense of well being, among other benefits, it is proposed the establishment of a river-sea Circuit in Baía de São Marcos, in order to take advantage of the hydrographic barrier between the Ponta d'Areia, the Aterro do Bacanga (Beira-Mar), the Sítio Tamancão and Praia da Guia to promote the interconnection of these four points, making them common use through the practice of leisure and tourism, thus making these areas interact with the city and ultimately add value to these areas in an economically sustainable, socially just and ecologically balanced by the preservation of these spaces and their surroundings. The locations were chosen because of the current situation that they are presenting as common characteristic the misuse of some public spaces located in these areas, being at the mercy of speculation, the indifference of the public, and even latent social and environmental problems.
Palavras-chave: Lazer
Circuito fluvio-marítimo
Baía de São Marcos
Espaço físico
Moradia
Sobrevivência
Lazer
Seres humanos
Liberdade
Sensação de bem estar
Barreira hidrográfica
Ponta d’Areia
Aterro do Bacanga (Beira-Mar)
Sítio Tamancão
Praia da Guia
Turismo
Preservação dos espaços
Espaços públicos
Especulação imobiliária
Poder público
Problemas sócioambientais
Leisure
Circuit river-sea
Baía de São Marcos
Physical space
Housing
Survival
Leisure
Human beings
Freedom
Sense of well-being
Hydrographic barrier
Ponta d’Areia
Bacanga Landfill (Seaside) Sítio Tamancão Praia da Guia Tourism Preservation of spaces Public spaces Real estate speculation Public authorities Socio-environmental problems
Bacanga Landfill (Seaside)
Sítio Tamancão
Praia da Guia
Tourism
Preservation of spaces
Public spaces
Socio-environmental problems
Real estate speculation
Public authorities
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

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