Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4025
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Rebeca Gomes de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-12-31T18:28:08Z-
dc.date.available2024-12-31-
dc.date.available2024-12-31T18:28:08Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBATISTA, Rebeca Gomes de Oliveira. Gestão de mobilidade metropolitana: uma análise do Expresso Metropolitano na Região Metropolitana da Grande São Luís. 2017. 98f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4025-
dc.description.abstractThis paper has as main objective the analysis of the management of the transport service denominated Expresso Metropolitano, implanted in 2015 in Greater São Luís Metropolitan Region. Thus, the intention is to reflect on the model that was inserted, in the context of the restructuring of a Metropolitan Region that has a history of nonexistent governance. From a theoretical conceptualization about the phenomenon of metropolization and the formation of the national metropolitan regions, we understood the context of the society that originated the present metropolises, as well as a study of one of its phenomena: the pendular movement, which is linked to the context of intermunicipal mobility. In order to analyse metropolitan mobility management, the study used the institutional frameworks to understand the weaknesses of the services, as well as the processes that help to achieve an efficient management, using two different contexts of Brazilian metropolitan regions for a future comparative analysis. This study was also based on the socioeconomic and pendularity data of the Metropolitan Region of Greater São Luís, to analyse its mobility dynamics. After examining the context of metropolitan transport and an interview at MOB - agency responsible for its management, the analysis of the Metropolitan Express service found the precariousness of the solutions used as a way to reduce the fragility of this transport, where it was possible to observe the lack of a management and planning, due to the absence of a full and shared metropolitan management among the municipalities that form the Greater São Luis Metropolitan Region.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMovimento pendularpt_BR
dc.subjectGestão de mobilidade metropolitanapt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectRegião Metropolitana da Grande São Luís - MApt_BR
dc.subjectExpresso metropolitano - São Luís - MA - Brasilpt_BR
dc.subjectTransportes metropolitanos - São Luís - MApt_BR
dc.subjectServiço de transporte expresso metropolitano - São Luís - MApt_BR
dc.subjectMetrópole - conceitopt_BR
dc.subjectEstatuto da Metrópolept_BR
dc.subjectGestão e planejamento de transportes - Região Metropolitana da Grande São Luís - MApt_BR
dc.subjectCommutingpt_BR
dc.subjectMetropolitan mobility managementpt_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.subjectGreater São Luís Metropolitan Region - MApt_BR
dc.subjectMetropolitan express - São Luís - MA - Brazilpt_BR
dc.subjectMetropolitan transport - São Luís - MApt_BR
dc.subjectMetropolitan express transport service - São Luís - MApt_BR
dc.subjectMetropolis - conceptpt_BR
dc.subjectMetropolis Statutept_BR
dc.subjectTransport management and planning - Greater São Luís Metropolitan Region - MApt_BR
dc.titleGestão de mobilidade metropolitana: uma análise do Expresso Metropolitano na Região Metropolitana da Grande São Luíspt_BR
dc.title.alternativeMetropolitan mobility management: an analysis of the Metropolitan Express in the Greater São Luís Metropolitan Region - Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDBATISTA, R. G. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Burnett, Carlos Frederico Lago-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0605-4846pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9094745284365149pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Fabíola Hesketh de-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, F.H.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742052050300051pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, Liana Maria Ramalho Ferreira-
dc.contributor.referee2IDMATOS, L. M. R. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1087451523109040pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal a análise da gestão do serviço de transporte denominado Expresso Metropolitano, implantado em 2015 na Região Metropolitana da Grande São Luís. Assim, o intuito é de refletir sobre o modelo que foi inserido, em um contexto de reestruturação de uma região metropolitana que apresenta um histórico de governança inexistente. A partir de uma conceituação teórica acerca do fenômeno da metropolização e da formação das regiões metropolitanas nacionais, entendeu-se o contexto da sociedade que originou as atuais metrópoles, como também um estudo sobre um de seus fenômenos: o movimento pendular, que está ligado ao contexto de mobilidade intermunicipal. Voltado para analisar a gestão de mobilidade metropolitana, o estudo utilizou os arcabouços institucionais para entender as fragilidades dos serviços, como também os processos que auxiliam na efetivação de uma gestão eficiente, utilizando dois contextos diferenciados de regiões metropolitanas brasileiras para uma futura análise comparativa. Esse estudo se baseou também nos dados socioeconômicos e de pendularidade da Região Metropolitana da Grande São Luís, para analisar sua dinâmica de mobilidade. Após o levantamento do contexto dos transportes metropolitanos e do auxílio de entrevista junto ao órgão responsável por sua gestão, a análise do serviço Expresso Metropolitano constatou a precariedade das soluções utilizadas como forma de diminuir as fragilidades desse transporte, onde foi possível observar a carência de uma gestão e planejamento eficientes, muito em função da inexistência, ainda, de uma gestão metropolitana plena e compartilhada entre os municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande São Luis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - REBECA GOMES DE OLIVEIRA BATISTA - ARQ. E URBANISMO CCT UEMA 2017.pdfPDF A1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.