Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/393
Título: Uso de gesso e residuos de leguminosas para melhorar a enraizabilidade de um solo tropical coeso e aumentar a produtividade do milho.
Autor(es): Portela, Stefanny Barros
Data do documento: 2016-02-23
Editor: UEMA
Resumo: Em solos coesos da região tropical, as culturas poderiam explorar apenas uma camada fina e profundidade afetada enraizamento desde que algumas restrições subsuperfície pode ser um fator limitante para cortar o rendimento. Nossa hipótese é que o uso de gesso combinado com leguminosas resíduo pode estender a espessura da camada de raízes, o crescimento eo rendimento de milho. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos combinados do gesso e resíduo leguminoso na raiz das plantas na zona radicular do solo e na produção de milho solo arenoso coesivo. O experimento foi iniciado em janeiro de 2011, após delineamento de blocos casualizados com quatro repetições dos seguintes tratamentos: controle, C - sem resíduo ou gesso; L - 12 Mg ha-1 de resíduo de matéria seca de leguminosas; LG6 - 12 Mg ha-1 de resíduo de matéria seca de leguminosas e 6 Mg ha-1 de gesso; UG6 - 90 kg ha-1 de N de uréia e 6 Mg ha-1 de gesso; LUG6 - 12 Mg ha-1 de matéria seca resíduo de leguminosas, 90 kg ha-1 de N da uréia e 6 Mg ha-1 de gipsita; LUG12 - 12 Mg ha-1 de resíduo de matéria seca de leguminosas, 90 kg ha-1 de N de uréia, 12 Mg ha-1 de gesso. Para melhor efeito de comparação na análise fisiológica do milho, em 30 No ano de 2015 as parcelas do tratamento controle foram divididas em dois tratamentos: C (Controle) e U (100 kg ha-1 de N de uréia). Os resultados mostraram que o combinação de gesso com resíduo de leguminosas modificou a zona radicular por aumentando os níveis de cálcio e matéria orgânica e reduzindo a penetração do solo força. Para o milho, essas mudanças aumentaram o índice de área foliar eo remobilização de nitrogênio em grãos devido a maior absorção antes e após o pendoamento. Este efeito positivo no processo fisiológico produziu também variações no rendimento do milho. Por exemplo, a diferença de rendimento entre os tratamentos U e LG6 (4,33 a 6.33) sugere que, ao invés do aumento da fertilização mineral sozinho, a combinação de gesso com resíduos leguminosos é uma estratégia mais adequada para se viabilidade dos agrossistemas em solo coeso de trópico úmido.
Palavras-chave: Cálcio
Carbono
Resistência a penetração do solo
Remobilização do nitrogênio
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STÉFANNY BARROS PORTELA.pdf956.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.