Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Brena Alves de Matos-
dc.date.accessioned2024-12-12T19:29:13Z-
dc.date.available2024-12-12-
dc.date.available2024-12-12T19:29:13Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Brena Alves de Matos. Formação profissional: as dificuldades enfrentadas pelos professores em início de carreira. 2023. 26f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3888pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3888-
dc.description.abstract8 ABSTRACT This work fulfills a university requirement for the exercise of academic training, and has as its theme Professional Training: the difficulties faced by teachers at the beginning of their careers. It presents the results of a research carried out by myself, a student of the 8th period of the full degree course in pedagogy. This study aimed to identify the importance of clarity and organization of didactics passed on in the classroom during the pedagogy course in order to better prepare newly graduated teachers for the classroom. The space used to carry out this follow up was the partnerships established with the newly graduated teachers in Maranhão, where they reported their first experiences when leaving the course and entering the reality in the classroom at schools. Mixed methods were used to analyze the research results, combining quantitative and qualitative approaches, collected through a questionnaire. The information on the pedagogical practice obtained in the project was submitted to analysis, which allowed the interpretation of the results, mainly regarding the way that immersion in the teaching pedagogical practice contributes to the process of development and learning of the Pedagogue in their initial training, and how a good organization of these practices, passed on during the course, would help the beginning teacher to face the harsh reality, so he would already have an idea of what was to come. the results of the research show a direct relationship between the divergence between theory and practice and the reality outside the classroom in the course, so it was necessary to reflect on how this would directly affect the performance and development of teachers and how we could intervene or seek measures that could resolve or alleviate this situation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectInitial trainingpt_BR
dc.subjectTeoria e prática - educaçãopt_BR
dc.subjectTheory and practice - educationpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectAcademic backgroundpt_BR
dc.subjectDificuldade - professorespt_BR
dc.subjectDifficulty - teacherspt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectDidacticspt_BR
dc.subjectEstratégia pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical strategypt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.titleFormação profissional: as dificuldades enfrentadas pelos professores em início de carreirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/104338374383460pt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Mailde Alves de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3725-2060pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917354710744588pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Stanley Braz de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9111294739566922pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Samara Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865356152598759pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho cumpre uma exigência da universidade para o exercício da formação acadêmica, e tem como tema a Formação profissional: as dificuldades enfrentadas pelos professores em início de carreira. Apresenta os resultados de uma pesquisa realizada por mim mesma estudante do 8° período do curso de licenciatura plena em pedagogia. Este estudo teve como objetivos identificar a importância da clareza e organização da didática repassada em sala de aula durante o curso de pedagogia a fim de preparar melhor os professores recém formados para a sala de aula. O espaço utilizado para realizar este acompanhamento foram as parcerias estabelecidas com as professoras recém formadas no maranhão, onde elas relataram suas primeiras experiencias ao sair do curso e adentrar para a realidade em sala de aulas nas escolas. Para analisar os resultados da pesquisa foram utilizados métodos mistos, combinando abordagens quantitativas e qualitativas, coletados por meio de um questionário. As informações da prática pedagógica obtida no projeto, foram submetidas à análise, que permitiram a interpretação dos resultados, principalmente quanto à forma que a imersão na prática pedagógica docente, contribui com o processo de desenvolvimento e a aprendizagem do Pedagogo em sua formação inicial, e como uma boa organização dessas práticas, repassadas durante o curso, ajudaria muito o professor iniciante a encarar a dura realidade, assim ele já teria noção do que estaria por vir. os resultados da pesquisa evidenciam uma relação direta da divergência entre teoria e prática e a realidade fora da sala de aula no curso, com isso foi necessária uma reflexão sobre como isso afetaria diretamente o desempenho e o desenvolvimento dos professores e como poderíamos intervir ou buscar medidas que pudessem resolver ou amenizar tal situação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Timonpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brena Alves Ribeiro345.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.