Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3853
Título: | Metodologias de ensino de língua portuguesa como L2 para surdos no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Methodologies for teaching Portuguese as L2 for deaf people in high school |
Autor(es): | Sousa, Andressa Vieira Santana da Silva |
Orientador: | Sousa, Crislane Morais da Silva |
Membro da Banca: | Sousa, Crislane Morais da Silva |
Membro da Banca: | Bittencourt, Erlinda Maria |
Membro da Banca: | Moura, Sílvia Oliveira Cunha |
Data do documento: | 2024-08-20 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho estuda as metodologias da Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos. Na perspectiva que foi trabalhado, observa-se que através das metodologias, com o uso de materiais adaptados, os alunos surdos conseguem compreender melhor a Língua Portuguesa. Assim, examinar e descrever os procedimentos metodológicos, se fazem de suma relevância no processo de ensino e aprendizagem aos discentes com surdez. Desse modo, o nosso objetivo geral é analisar os materiais didáticos no ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos no ensino médio; para isso, pontua-se os primeiros métodos de aprendizagem dos sujeitos surdos (oralismo, comunicação total e bilinguismo); após, foi apresentado a importância da Língua Portuguesa para o desenvolvimento linguístico do surdo; por fim, as metodologias e os materiais didáticos desenvolvidos para o processo de ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos. A seguinte pesquisa visa responder a indagação: quais as orientações dos materiais didáticos no ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos? Assim, foram feitas análises de materiais, bem como levantamentos bibliográficos. Para o desenvolvimento deste estudo foram necessárias as leituras tais como: Maia; Veloso (2009); Quadros (2019); Santos; Goes (2016); Honora; Frizanco (2009); Costa (2019); Salles et al. (2004); Salces (2016); Cunha (1997); Campello (2005). A partir destas análises e descrições, entende-se que os processos metodológicos adotados pelos professores de Língua Portuguesa, colaboram com a técnica de ensino e aprendizagem de estudantes surdos, contribuindo assim para o perfil de profissionais que irão exercer suas funções com mais habilidade e competência |
Resumo: | This paper studies the methodologies of the Portuguese language as a second language for deaf students. From the perspective that was worked on, it is observed that through the methodologies, with the use of adapted materials, deaf students are able to better understand the Portuguese language. Thus, examining and describing the methodological procedures is of utmost importance in the teaching and learning process for students with deafness. Thus, our general objective is to analyze the teaching materials in the teaching of the Portuguese language to deaf students in high school; for this, the first learning methods of deaf subjects are highlighted (oralism, total communication and bilingualism); then, the importance of the Portuguese language for the linguistic development of the deaf was presented; finally, the methodologies and teaching materials developed for the process of teaching the Portuguese language to deaf students. The following research aims to answer the question: what are the guidelines for teaching materials in Portuguese for deaf students? Thus, analyses of materials were carried out, as well as bibliographical surveys. In order to develop this study, it was necessary to read the following works: Maia; Veloso (2009); Quadros (2019); Santos; Goes (2016); Honora; Frizanco (2009); Costa (2019); Salles et al. (2004); Salces (2016); Cunha (1997); Campello (2005). Based on these analyses and descriptions, it is understood that the methodological processes adopted by Portuguese teachers contribute to the teaching and learning techniques of deaf students, thus contributing to the profile of professionals who will perform their functions with greater skill and competence |
Palavras-chave: | Língua Portuguesa Metodologia Alunos Surdos Métodos de aprendizagem Primeiros educadores dos sujeitos surdos Oralismo Comunicação Bilinguismo e seus métodos educacionais Língua Portuguesa e Comunidade Surda: uma ponte para a inclusão e o reconhecimento Portuguese Language Methodology Deaf Students Learning Methods First Educators of Deaf Subjects Oralism Communication Bilingualism and its Educational Methods Portuguese Language and the Deaf Community: a Bridge to Inclusion and Recognition |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas - Caxias UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - ANDRESSA VIEIRA SANTANA DA SILVA SOUSA - CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS CAXIAS UEMA 2024.pdf | PDFA | 961.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.