Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/385
Título: Ultrassonografia na avaliação andrológica de ovinos sem padrão racial definido na região da baixada ocidental maranhense, Brasil.
Autor(es): Silva, Elzivânia Gomes da
Data do documento: 2013-07-26
Editor: UEMA
Resumo: O exame ultrassonográfico dos testículos é um método de diagnóstico por imagem não invasivo que, associado à avaliação andrológica de carneiros, pode fornecer dados importantes sobre a capacidade reprodutiva desses animais. Diante disso, este trabalho objetivou caracterizar ultrassonograficamente estruturas testiculares de ovinos, correlacionando-as com as variáveis biométricas e do sêmen. O estudo foi realizado no município de São Bento-MA, onde foram avaliados 30 ovinos machos sem padrão racial definido divididos de acordo com as faixas etárias: faixa etária 1 (FE1): de três a seis meses; faixa etária 2 (FE2): de sete a 12 meses; faixa etária 3 (FE3): de 13 a 18 meses. A avaliação andrológica dos animais seguiu os padrões estabelecidos pelo Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA, 1998) e a ultrassonográfica realizada por meio de cortes sagitais, frontais e transversais dos testículos, posteriormente quantificadas pela técnica do histograma escalacinza. Observou-se que a ecogenicidade do parênquima e mediastino testicular aumentaram com o avanço da idade dos animais. O volume do sêmen, turbilhonamento, motilidade, vigor e concentração espermática apresentaram melhorias qualitativas e quantitativas com a progressão da idade dos ovinos, ao passo que o percentual de espermatozoides anormais diminuiu. Os testículos alongaram-se à medida que os animais ficaram mais velhos, enquanto que crescimento do perímetro escrotal, comprimento e largura testicular tornaram-se mais estáveis a partir dos 12 meses de idade. Verifica-se que a ecogenicidade do parênquima testicular apresenta correlação positiva com as variáveis biométricas e seminais, demonstrando diferentes escalas de dependência.
Palavras-chave: Biometria
Ecogenicidade
Histograma
Sêmen
Testículos
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELZIVÂNIA GOMES DA SILVA.pdf2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.