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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3829
Título: | Os papéis femininos nas tragédias gregas (V ao IV A.C.) |
Autor(es): | Soares, Airton Lopes |
Orientador: | Vieira, Ana Livia Bomfim |
Membro da Banca: | Borralho, José Henrique de Paula |
Membro da Banca: | Silva, Tatiana Raquel Reis |
Data do documento: | 2022-12-22 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A presente pesquisa busca analisar e mapear os papeis de gênero contidos nas tragédias gregas, feitas durante o séculos V e VI a.C. e apresentadas em Atenas. Essas obras foram consagradas pela literatura ocidental como marco do teatro, dessa forma, a tríade dourada de tragediógrafos formada por: Ésquilo, Sófocles e Eurípides deixaram um enorme legado cultural grego ao mundo. As peças eram exibidas com intuito de propagar diversas mensagens ao público e refletem os anseios e imaginários da sociedade que as conceberam. Deste modo, o estudo busca extrair da documentação informações acerca do funcionamento de tal comunidade visando entender os padrões culturais que esta pregava a homens e mulheres, a exemplo de concepções comportamentais, naturais, morais e político-religiosas. Partindo do entendimento que as determinações de gênero são culturais, ou seja, não naturais e feitas, recriadas e empregadas por seres humanos, se desnaturaliza estereótipos criados a séculos sobre os sexos, em comparação, podemos entender os preconceitos de gênero do passado e os atuais, buscando semelhanças e reinterpretando-os, à medida que se entende que, por mais que existentes e poderosos, duvidamos de uma suposta submissão total que os indivíduos tinham para com esses sistemas socioculturais. |
Resumo: | This scientific research pretends to analyze and mapping the genders roles included in the greek tragedies, created between V and VI centuries b.C. and presented in Athens. These literary works has been consecrated by the occidental literature as a mark on history of theatre, in that way the golden trio: Aeschylus, Sophocles and Euripides have left a huge greek cultural legacy to the world. The plays were exposed to the public with the purpose of disseminate one variety of messages and they reflected aspirations and the imagination of the own society who made them. Therefore, the study extract from documentation relevant details about the functioning of Athenian society and the genders patterns who operates for man and woman, in example of conceptions about behaviors, nature, morality, policy and religion. Based on the assumption that gender determinations are cultural, in other words, non-naturals and created, recreated and reinforced by human beings, we denaturalize stereotypes created centuries ago about the sexes, in contrast to them, we can understand the gender prejudices of the actual days in similarity search and reinterpreting it, we recognize they are existing and powerful, but we doubt about one total submission practiced by the individuals front these sociocultural systems. |
Palavras-chave: | Gênero Teatro Tragédia Grécia Antiguidade Atenas Melissa Pandora Política Feminino Gender Theatre Tragedy Greece Antiquity Athens Policy Feminine |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
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MONOGRAFIA - AIRTON LOPES SOARES - HISTÓRIA UEMA 2022.pdf | 517.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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