Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Estefane Freitas de-
dc.date.accessioned2024-12-09T13:41:26Z-
dc.date.available2024-12-09-
dc.date.available2024-12-09T13:41:26Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationPAIVA, Estefane Freitas de. O uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. 2024. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA - Brasil, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3822pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3822-
dc.description.abstractThis research addresses the use of active methodologies as a teaching resource in Early Childhood Education. And the objective is to analyze the use of active methodologies in the teaching-learning process of Early Childhood Education students considering their integral development. The intention is to overcome merely technical and traditional practices related to the teaching and learning approach, highlighting the importance of adopting an active and dynamic pedagogical practice. In the methodology, a bibliographical review and field research were used with a qualitative approach, of a descriptive and exploratory nature and the adoption of the questionnaire as a data collection instrument technique with 6 teachers from Early Childhood Education classes at a school in the municipal education network. . The theoretical framework was based on authors such as John Dewey (1859-1952), Paulo Freire (1921-1997) Paiva (2010), Borges and Alencar (2014), Barbosa (2013), Moran (2017), among others. The research result pointed to the importance of using active methodologies and the teaching role in the teaching-learning process of Early Childhood Education students; reflective and constructivist training of the teacher's performance in the classroom, in the sense of rethinking the construction of knowledge, in which mediation and interaction are the essential assumptions for learning to occur, with the option for an active methodology that is done consciously, reflective and, above all, prepared not to take away the joy of teaching from the teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectActive methodologypt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectTeaching-Learningpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.titleO uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe use of active methodologies in the teaching-learning process in early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID1609509957312799pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1609509957312799pt_BR
dc.contributor.advisor1Gama, Maria Luiza Santos-
dc.contributor.advisor1ID7925377794745264pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7925377794745264pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Marcos Antônio-
dc.contributor.referee2Silva, Vilmar Martins da-
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda o uso das metodologias ativas como recurso didático na Educação Infantil. E o objetivo é analisar o uso das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Infantil considerando seu desenvolvimento integral. A intenção é superar as práticas meramente técnicas e tradicionais relacionadas à abordagem do ensino e aprendizagem, destacando a importância de adotarmos uma prática pedagógica ativa e dinâmica. Na metodologia utilizou-se revisão bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de natureza descritiva e de cunho exploratória e adoção do questionário como técnica de instrumento de coleta de dados com 6 professoras das turmas de Educação Infantil de uma escola da rede municipal de ensino. O referencial teórico foi baseado em autores como John Dewey (1859-1952), Paulo Freire (1921-1997) Paiva (2010), Borges e Alencar (2014), Barbosa (2013), Moran (2017), entre outros. O resultado da pesquisa apontou para a importância do uso das metodologias ativas e do papel docente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Infantil; formação reflexiva e construtivista da atuação do docente em sala de aula, no sentido de repensar a construção do conhecimento, na qual a mediação e a interação são os pressupostos essenciais para que ocorra aprendizagem, com opção por uma metodologia ativa que seja feita de forma consciente, reflexiva e, sobretudo, preparada para não tirar do professor a alegria de ensinar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bacabalpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ESTEFANE FREITAS DE PAIVA - PEDAGOGIA - CESB UEMA - 2024.pdfPDF - A355.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.