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dc.creatorSantana , Kelma Rodrigues Pereira-
dc.date.accessioned2024-12-05T20:51:37Z-
dc.date.available2024-12-05-
dc.date.available2024-12-05T20:51:37Z-
dc.date.issued2023-01-25-
dc.identifier.citationSANTANA, Kelma Rodrigues Pereira. As estratégias adotadas pelos microempreendedores no enfrentamento da pandemia da COVID-19 em Codó-Ma. 2023. 44f. Artigo (Curso de Bacharelado em Administração) - Centro de Estudos Superiores de Codó, Universidade Estadual do Maranhão - Codó - MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3789pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3789-
dc.description.abstractOn March 11, 2020, the director general of the World Health Organization (WHO) declared the new coronavirus (COVID-19) a pandemic. Thus, society faced the biggest health crisis in the century, with the emergence of measures to restrict the movement of people (quarantine, social isolation and lockdown) that followed in cities, regions and countries around the world, in order to contain the spread of the virus. . Considering the business scope, companies reduced their production, had to cut expenses and still look for alternatives to maintain a minimum functioning of their respective enterprises. In view of this, the general objective is to analyze the strategies adopted by micro-entrepreneurs to remain in the market in the face of the COVID-19 pandemic in Codó-Ma. In order to fulfill this objective, this research was characterized as descriptive with a qualitative approach. In a field research of the multicase type, an electronic questionnaire with 10 (ten) microentrepreneurs from the city of Codó-Ma was used as a data collection instrument. Soon, the study showed that the reduction in sales and consequent decrease in revenue, social isolation, difficulty in retaining customers in the face of the scenario imposed by the Covid-19 pandemic, maintaining employees and returning to work were some of the challenges faced by microentrepreneurs during the pandemic. Thus, it is concluded that the strategies advocated by Mintzberg, Ahlstrand and Lampel (2010) are still used and are relevant for companiespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemia da Covid-19pt_BR
dc.subjectMicroempreendedorespt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectMicroempreemdedores no Brasilpt_BR
dc.subjectEscolas estratégicaspt_BR
dc.subjectImpacto da pandemia nas empresaspt_BR
dc.subjectCovid-19 pandemicpt_BR
dc.subjectMicroentrepreneurspt_BR
dc.subjectStrategiespt_BR
dc.subjectMicroentrepreneurs in Brazilpt_BR
dc.subjectStrategic schoolspt_BR
dc.subjectImpact of the pandemic on companiespt_BR
dc.titleAs estratégias adotadas pelos microempreendedores no enfrentamento da pandemia da COVID-19 em Codó-Mapt_BR
dc.title.alternativeThe strategies adopted by microentrepreneurs in coping of the COVID-19 pandemic in Codó-Mapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSANTANA, K. R. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3183085602146045pt_BR
dc.contributor.advisor1Amaral, Aluydio Bessa-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8779-6122pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8450603370861805pt_BR
dc.contributor.referee1Araujo, Luis Antonio Mendes de Mesquita-
dc.contributor.referee1IDARAUJO, L. A. M. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8590167052943397pt_BR
dc.contributor.referee2Dourado, Mikhaela Beatriz Prado de Araújo-
dc.description.resumoEm 2020, a sociedade iniciava o enfretamento a maior crise sanitária do século, surgindo as medidas de restrição de circulação de pessoas (quarentena, isolamento social e lockdown) que foram se seguindo em cidades, regiões e países do mundo, a fim de conter a disseminação do vírus. Considerando o âmbito empresarial, as empresas diminuíram suas produções, tiveram que cortar despesas e ainda buscar alternativas para manter um funcionamento mínimo de seus respectivos empreendimentos. Diante disso, traz-se como objetivo geral compreender as estratégias adotadas pelos microempreemdedores para permanecer no mercado diante da pandemia Covid-19 m Codó-Ma. A fim de cumprir tal objetivo esta pesquisa possui abordagem quantitativa de caráter exploratório. Em uma pesquisa de campo do tipo multicaso, utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questiónario eletrônico com 10 (dez) microempreendedores da cidade de Codó-Ma. Logo o estudo mostrou que a redução das vendas e consequente diminuição no faturamento, isolamento social, dificuldade em fidelizar clientes diante do cenário imposto pela pandemia de Covid-19, manter funcionários e voltar a trabalhar foram alguns dos desafios enfrentados pelos microempreendedores durante a pandemia. Assim conclui-se que as estratégias defendidas por Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2010), ainda são utlizadas e tem sua relevância para as empresas, como as escolas do aprendizado e da configuração que mais se destacaram, demostrando que as estratégias usadas frente a pandemia Covid-19 pelos microempreendedores tem características semelhantes as dessas duas escolaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Codópt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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