Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3755
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Gisele Ribeiro dos-
dc.date.accessioned2024-12-04T18:11:58Z-
dc.date.available2024-12-04-
dc.date.available2024-12-04T18:11:58Z-
dc.date.issued2023-07-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Gisele Ribeiro dos . Inserção de licenciados na rotinas escolar antecedendo o período de estágio supervisionado obrigatório. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Física) - Centro de Estudos Superiores de Caxias, Universidade Estadual do Maranhão, Caxias - MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3755pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3755-
dc.description.abstractThis paper presents a survey of the experience of undergraduate students in the Physics degree program at the State University of Maranhão (UEMA) who were inserted into the school routine before the Mandatory Supervised Internship period. The project aims to show that the pedagogical residency program promotes experience by unifying the undergraduate program with the school environment, that is, even in the middle of the course it can promote and bring to this undergraduate student greater confidence when exercising his/her role as a teacher. The use of this program allows students to deal with the challenges of being a teacher on a daily basis and enables the development of the pedagogical practice of undergraduate students in an effective manner, combining the theoretical and practical dimensions required and necessary for the training of an active and reflective teacher during his/her teaching practicept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInserçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionado Obrigatóriopt_BR
dc.subjectCurso de licenciatura em Física da Universidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.subjectEtapas desenvolvidas no Programa Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectInsertionpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectPedagogical residencypt_BR
dc.subjectMandatory Supervised Internshippt_BR
dc.subjectBachelor's degree in Physics at the State University of Maranhãopt_BR
dc.subjectSteps developed in the Pedagogical Residency Programpt_BR
dc.titleInserção de licenciados na rotinas escolar antecedendo o período de estágio supervisionado obrigatóriopt_BR
dc.title.alternativeInsertion of graduates into the school routine before the mandatory supervised internship periodpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSANTOS, G. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1138419029536879pt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Iure da Silva-
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, I. S.;CARVALHO, IURE DA S.;CARVALHO, IURE S.;DA S. CARVALHO, IURE;CARVALHO, IURE DA SILVA;CARVALHO, I.S.;DA CARVALHO, IURE S.;DA SILVA CARVALHO, IUREpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2670280097053463pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Amorim, Paulo Afonso de-
dc.contributor.advisor-co1IDAMORIM, P. A.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2220522016067380pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Iure da Silva-
dc.contributor.referee1IDCARVALHO, I. S.;CARVALHO, IURE DA S.;CARVALHO, IURE S.;DA S. CARVALHO, IURE;CARVALHO, IURE DA SILVA;CARVALHO, I.S.;DA CARVALHO, IURE S.;DA SILVA CARVALHO, IUREpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2670280097053463pt_BR
dc.contributor.referee2Serra, Ediomar Costa-
dc.contributor.referee2IDSERRA, E. C.;SERRA, EDIOMAR COSTA;SERRA, E.C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4823141626393426pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Giovane de Souza-
dc.contributor.referee3IDSILVA, G. S.;SOUZA SILVA, G.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7655948399668742pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um levantamento da experiência vivida por licenciandos do curso de licenciatura em Física da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) que foram inseridos na rotina escolar de modo que anteceda o período de Estágio Supervisionado Obrigatório. O projeto visa apresentar que o programa residência pedagógica promove experiência unificando a graduação ao ambiente escolar, ou seja, ainda na metade do curso pode promover e trazer a este licenciando maior segurança na hora exercer o seu papel de professor. A utilização desse programa possibilita que os acadêmicos convivam diariamente com os desafios de ser professor e possibilita a construção da prática pedagógica dos licenciandos de forma eficaz, aliando as dimensões teórico-práticas exigidas e necessárias a formação de um professor ativo e reflexivo durante a sua prática docentept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caxiaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqFísica; Avaliação da Aprendizagem;pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Física - Caxias UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - GISELE RIBEIRO DOS SANTOS - CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA CAXIAS UEMA 2023.pdfPDFA774.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.