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dc.creatorFerreira , Ingrig Mendes-
dc.date.accessioned2024-12-02T12:37:09Z-
dc.date.available2024-12-02-
dc.date.available2024-12-02T12:37:09Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ingrid Mendes. O urbanismo tático como catalisador de vitalidade: diretrizes projetuais para o bairro Maiobão, com base no estudo de caso da avenida 13. 2020. 113f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3720pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3720-
dc.description.abstractThe street, one of the main public spaces in the cities vital to the urban life, that wear out their function as a space of interaction and coexistence, through the loss of the human scale. The reason accrues from the tendency of prioritizing the vehicles in the cities, which became essential to human locomotion, reinforced by the urban design that do not emphasize the pedestrians, creating a cycle of problems that feedbacks itself. Aiming to promote solutions to urban design, so far featured by the contemporary interventions which only favors the automotive market, a study is proposed based on one of the conditions inherent to human beings: the capability of walking. Based on the emerging concept of tactical urbanism, as a stage that reinforces the requalification of the streets spaces and contributes to the vitality in the cities, the theme is deepened by delimiting the case study of Maiobão neighborhood, which has previously presented adversities on its pedestrian space. Using the appropriate methodologies, highlighting the implementation of thematic matrices and application of the walkability index, a basis was created for the analysis and diagnosis of the clipping. At last, culminating in the development of tactical urban planning guidelines with an emphasis on walkability, 3D perspectives that demonstrate the simulation of tactical trials for the clipping are expressed, corresponding to "Avenida 13" and its surroundings, in contribution to the level of vitality of Maiobão neighborhood.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUrbanismo táticopt_BR
dc.subjectCaminhabilidadept_BR
dc.subjectVitalidade urbanapt_BR
dc.subjectDesenho das ruaspt_BR
dc.subjectMaiobão - São Luís - MApt_BR
dc.subjectAutomóveis - Locomoçãopt_BR
dc.subjectTrânsitopt_BR
dc.subjectMatriz temáticapt_BR
dc.subjectDesenho urbanopt_BR
dc.subjectVitalidade urbanapt_BR
dc.subjectTactical urbanismpt_BR
dc.subjectWalkabilitypt_BR
dc.subjectUrban vitalitypt_BR
dc.subjectStreet designpt_BR
dc.subjectCars - transportationpt_BR
dc.subjectTransitpt_BR
dc.subjectThematic matrixpt_BR
dc.subjectUrban designpt_BR
dc.subjectUrban vitalitypt_BR
dc.titleO urbanismo tático como catalisador de vitalidade: diretrizes projetuais para o bairro Maiobão, com base no estudo de caso da avenida 13pt_BR
dc.title.alternativeTactical urbanism as a catalyst for vitality: design guidelines for the Maiobão neighborhood, based on the case study of Avenida 13pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDFERREIRA, I. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1916197663642667pt_BR
dc.contributor.advisor1Duailibe, Andrea Cristina Soares Cordeiro-
dc.contributor.advisor1IDDUALIBE, A. C. S. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3703578487017855pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Monteiro, Igor Mendes-
dc.contributor.advisor-co2IDMONTEIRO, I. M.pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5451664787017108pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Andréia Mesquita Santos-
dc.contributor.referee1IDMARQUES, A. M. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6480547638569560pt_BR
dc.description.resumoA rua, um dos espaços públicos principais das cidades, fundamental para a vida urbana, vem sofrendo com o desgaste de sua função como um espaço de interação e convivência, mediante a perda da escala humana. O motivo advém da tendência de priorização do espaço dos veículos nas cidades, que se tornaram essenciais para a locomoção humana, reforçado pelo desenho urbano que não dá ênfase aos pedestres, criando um ciclo de problemas que se retroalimentam. Com intuito de promover soluções ao desenho urbano ora caracterizado pelas intervenções contemporâneas que apenas favorecem o mercado automotivo, propõem-se um estudo baseado em uma das condições inerentes ao ser humano: a capacidade de caminhar. Tendo como base o emergente conceito de urbanismo tático, enquanto etapa que reforça a requalificação do espaço das ruas e contribui em grau para vitalidade nas cidades, aprofunda-se o tema através da delimitação do estudo de caso do bairro Maiobão, o qual apresentou previamente adversidades no espaço do pedestre. Utilizando as devidas metodologias, destacando a implementação de matrizes temáticas e aplicação do índice de caminhabilidade, criou-se embasamento para a análise e diagnóstico do recorte. Por fim, culminando na elaboração de diretrizes projetuais em urbanismo tático com ênfase na caminhabilidade, expressa-se em perspectivas 3D que demonstram a simulação de ensaios táticos para o recorte, correspondente a avenida 13 e seu entorno, em contribuição ao grau de vitalidade do bairro Maiobão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

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