Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/370
Título: Interações entre arvores leguminosas culturas econômicas e plantas daninhas em um sistema de plantas direto na palha em aleias
Autor(es): Marques, Edilaine da Silva
Data do documento: 2011-08-22
Editor: UEMA
Resumo: As árvores melhoram a qualidade do solo e seu rápido crescimento nos trópicos sistemas agroflorestais potencialmente eficazes para o estabelecimento de sistemas nesta região. Este estudo avaliou os efeitos das interações biofísicas entre leguminosas arbóreas, plantas daninhas, algodão e milho em sistema de aléias. o experimento composto por seis tratamentos e quatro repetições em blocos casualizados. este O design resultou nos seguintes tratamentos, Clitoria + Gliricidia (C + G); Acácia + Gliricídia (A + G); Leucaena + Clitoria (L + C); Leucaena + Acácia (L + A), Leucaena + Gliricídia (L + G) e Controle (sem resíduos). Em janeiro de 2010, algodão e milho foram semeado entre as leguminosas em sub-parcelas de 10 x 4m. A comparação dos resultados para algodão e milho confirmaram que os efeitos das árvores na produtividade podem ser muito diferente para diferentes culturas. Os resíduos não produziram variações na composição química indicadores que explicariam as diferenças entre os tratamentos em relação a o desempenho das culturas de rendimento ou das ervas daninhas. A sensibilidade de algumas culturas ao Os efeitos alelopáticos induzidos pelos resíduos de árvores são evidentes principalmente no crescimento das raízes, 27 absorção de nutrientes e no crescimento da parte aérea. Os resultados aqui apresentados apoiam que os critérios para a escolha de espécies de árvores para sistemas agroflorestais devem ir bem além do potencial de aumentar a fertilidade do solo para obter os melhores resultados da agrossilvicultura sistemas.
Palavras-chave: Alelopatia
Algodão
Milho
Resíduos leguminosas
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDILAINE DA SILVA MARQUES.pdf424.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.